Acontece neste mês o 3º encontro Vegetariano da UFFS

O evento contará com pesquisadora da área de filosofia vegetariana no Brasil

No dia 24 de maio acontecerá o 3º Encontro Vegetariano da UFFS. A atividade será on-line, com transmissão no Canal do YouTube. Quem está desenvolvendo são os participantes do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, a partir das 9 horas.

O evento terá como palestrante a professora Sônia T. Felipe, pesquisadora da área de filosofia vegetariana no Brasil, autora de diversos livros e artigos dedicados ao assunto. Em sua palestra, Sônia abordará “Conceitos fundamentais da dietética animalista: conceitos éticos e conceitos dietéticos”.

O 3º Encontro Vegetariano faz parte da programação da disciplina “História e Animais”, do mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável da UFFS, que e é ministrada pelo docente Miguel Mundstock Xavier de Carvalho.

Para o professor em relação aos encontros passados o deste ano estará mais simples na questão de programação por ser remoto devido as restrições de aglomeração. “A ideia é trazer uma professora bastante qualificada em termos acadêmicos e com histórico com a vivência que ela tem com o mundo vegano, mas dentro da programação da disciplina de história e animais. Os alunos do mestrado estarão presentes, além de ser aberta para todos que queiram participar Brasil afora pelas redes sociais”, diz.

Ele fala sobre como tem crescido a oferta de produtos veganos nas prateleiras: “O vegetarianismo vem crescendo bastante no Brasil nas últimas décadas, como uma filosofia que expressa um maior respeito pelo meio ambiente e pelos animais, o que pode ser observado pelo crescimento de produtos para vegetarianos em supermercados, restaurantes e lanchonetes, o que demonstra que há uma demanda e interesse crescente da população por esse assunto, e a universidade precisa oferecer respostas”.

Segundo ele nesse sentido, o 3º Encontro Vegetariano da UFFS será mais uma oportunidade para ampliar as discussões e o estudo acadêmico sobre o vegetarianismo, dando continuidade ao sucesso de público e participação dos dois primeiros encontros.

A participação no evento é aberta a todos os interessados na temática. Não é necessário fazer inscrição antecipadamente, apenas assinar a lista de presença digital para obter o certificado.

Palestrante


Sônia Felipe possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, doutora em Filosofia pela Universität Konstanz (Alemanha) e Pós-doutora em Bioética Ética Animal pela Universidade de Lisboa. É pesquisadora e palestrante em Ética Animal, Direitos Animais, Ética Ambiental e Veganismo.