Após 3 décadas, obras da rua Arlindo Bavaresco são concluídas

Com investimento de mais de R$ 1 milhão, rua recebeu galeria, asfalto e calçadas. “É uma transformação completa”, disse o prefeito Berto Silva

Após três décadas de espera, a prefeitura de Laranjeiras do Sul concluiu as obras de pavimentação na rua Vereador Arlindo José Bavaresco, praticamente a única via do centro que ainda não era asfaltada. Com uma extensão de 1.130m², a rua agora está asfaltada. Obra que só possível após a construção da galeria pluvial, que possibilitou a canalização deste trecho do arroio dos Padres que passava por parte da rua. A obra trouxe melhorias significativas para os moradores e para toda a comunidade local.

Obras
Para o prefeito Berto Silva essa obra é de muita relevância para a cidade. “Me recordo que ainda como radialista, nas várias emissoras de rádio que trabalhei em Laranjeiras, a gente já ouvia manifestos e fazíamos reportagens sobre o buraco do arroio dos Padres. De fato, nós ficamos com essa chaga aberta durante mais de 30 anos, trazendo consequências dramáticas para os moradores daquela região”. Berto, ressalta ainda, que a região apresentava além de perigo, inquietude.”Depois que nós chegamos à prefeitura, sempre tentamos buscar um tipo de recurso, um financiamento, para resolver aquilo ali, porque basta dizer que a prefeitura gastou R$ 1 milhão de reais naquele pequeno trecho. Entre a macrodrenagem, a galeria, a pavimentação e as calçadas. Inclusive a calçada para os moradores ali em paver, uma belíssima obra no coração de Laranjeiras”.
A obra representou um marco significativo para a prefeitura, como ressalta o prefeito: “o investimento na iniciativa, que incluiu não apenas a pavimentação, mas também a construção de galerias pluviais e calçadas, proporciona uma transformação completa para os moradores”, afirma Berto.
O secretário de Obras e Urbanismo, Leoni Luiz Melletti (Tilim), enfatiza os desafios enfrentados durante o processo de realização da obra. “Tivemos que lidar com questões técnicas e ambientais complexas para obter o licenciamento necessário. Ao longo do desenvolvimento do município, com a urbanização do solo e construções, as águas pluviais foram direcionadas para o arroio dos Padres através de redes de drenagem. No entanto, o aumento da impermeabilização do solo resultou em transbordamentos e inundações em algumas áreas, devido à capacidade inadequada das galerias de concreto construídas ao longo do tempo”.
Tilim afirma que apesar de várias tentativas de solução, a legislação não permitia a canalização do rio, então foram feitos projetos para tornar a rua Vereador Arlindo José Bavaresco em leito aberto para o arroio. “Porém, isso causaria problemas de trânsito na região. Após muitos esforços, o licenciamento foi obtido e o prefeito Berto Silva determinou a execução do projeto”.

Melhorias
Moradora da rua há mais de 13 anos, Joice Fabrício, comemora e salienta que a obra é de importância ímpar. “Eu me mudei para essa região da cidade em 2011 e desde aquela época havia a promessa e expectativa tanto da resolução do problema da canalização do arroio quanto do asfalto” afirma.
Joice relata que foram anos de dificuldade, muito barro e sujeira, além dos animais que apareciam. “Até uma cobra entrou na minha casa”, afirma.
Ela conclui destacando a grande diferença em termos de praticidade, beleza e limpeza para os moradores, desde as calçadas até os carros e a própria circulação das pessoas. “O prefeito foi além e também já fez calçamento na quadra inteira, é um trecho da cidade que parece de primeiro mundo e a gente só tem a agradecer, tanto ao prefeito Berto, como aos técnicos e aos engenheiros da prefeitura pelo empenho na obra. “Pra nós finalmente, é bom morar aqui”, finaliza.