Assistência Social certifica formandos da Central de Ofício e dos Clubes de Mães

“Somos o único município da Cantu com a central e que a leva a sério. Com apoio da prefeitura, iniciamos e encerramos cursos que serão valiosos na vida de cada um”, destaca a secretária da pasta, Regiane Castro

Ontem (04), a prefeitura de Laranjeiras do Sul, por meio da secretaria de Assistência Social, promoveram o encerramento dos cursos oferecidos pela Central de Ofício da pasta. O evento reuniu participantes, presidentes de clubes de mães e autoridades locais para comemorar as conquistas de 2023. A ocasião também marcou a entrega de certificados de soldador, uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), através da carreta itinerante.

Importância

A secretária de Assistência Social, Regiane Castro, destacou a importância da capacitação oferecida, especialmente para as mulheres envolvidas. “A maioria das participantes são mulheres que se dedicam à central de ofício e aos clubes de mães. O evento de hoje é, sobretudo, uma valorização do amor e da solidariedade que cada uma dessas mulheres demonstra”, enfatiza.

Castro também enfatizou o papel crucial das presidentes dos clubes de mães, todas voluntárias, que desempenham um trabalho excepcional em suas comunidades e bairros. “O trabalho realizado merece destaque. Sozinhos não somos nada, mas com parcerias, tudo funciona”, destaca Regiane.

Cursos

A secretária explica que a Central de Ofícios oferece uma variedade de cursos, como cabeleireira e barbeiro, corte e costura, manicure e pedicure, artesanato em geral, inovando na melhor idade. Além disso, foram oferecidos cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), incluindo culinária, jardinagem, primeiros socorros e curso de soldador, através de parceria com o Senai. “Temos projetos mais rápidos e cursos que duram até seis meses. São oportunidades únicas de conhecimento e claro, chance de um dinheiro a mais”, relata Regiane.

“Somos o único município da Cantuquiriguaçu com uma Central de Ofício que funciona. Muitos profissionais da cidade começaram aqui e graças à prefeitura, damos continuidade num trabalho que nunca para”, celebra Regiane.

O encerramento do evento foi marcado por uma simbolização única. Uma aluna da Central de Ofício preparou uma noiva, representando a mulher como o alicerce de uma casa. “A noiva simboliza a central de treinamento, um ponto de oportunidade para todos os cidadãos de Laranjeiras. Um tapete vermelho foi estendido para recebê-la, destacando a importância da mulher na estrutura familiar e na sociedade”, destaca a secretária.

Cuidado

Além disso, o evento incluiu uma roda de conversa sobre a violência contra as mulheres, promovida pela equipe do Creas, com participação de Jaqueline Carrador, coordenadora do Creas, Nezia dos Santos, psicóloga do Cras, e Franciele Minotto, Assistente Social. A discussão reforçou o compromisso da cidade em abordar questões sociais críticas.

“O encerramento anual dos cursos da Central de Ofício não apenas celebra conquistas individuais, mas também destaca o papel vital da capacitação na promoção do desenvolvimento comunitário e na construção de uma sociedade mais justa”, finaliza Regiane.