Aulas presenciais voltaram na rede municipal de Laranjeiras

Com protocolo rígido, 60% dos pais autorizaram o retorno dos filhos às escolas

As aulas presenciais retornaram ontem (20) para os alunos da rede municipal de Laranjeiras do Sul após mais de um ano de ensino remoto. Neste 2º semestre, as aulas serão presenciais e remotas, cabendo aos pais optarem por levar ou não os filhos à escola. Os que optarem pela permanência no ensino remoto continuarão sendo atendidos. Retornaram os alunos do infantil quatro e cinco e os alunos de 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental.

Protocolos

Para garantir a segurança dos estudantes e funcionários no retorno, todas as escolas receberam sanitização, conforme cronograma da secretaria de Educação, e são mantidos os protocolos definidos pela Vigilância Sanitária. Ao ir à escola, os estudantes devem obrigatoriamente usar máscara de proteção facial. No portão, é feita a aferição da temperatura. Caso aponte acima de 37°C, a coordenação da escola irá notificar os pais, que devem buscar imediatamente o aluno, que não poderá participar das aulas. 

Dentro da escola, o aluno será direcionado à sua sala de aula. Cada carteira ficará 1,5 metro de distância da outra. Não será permitido o empréstimo de materiais. Na mochila, o estudante deve levar tudo o que for preciso para uso pessoal, incluindo uma garrafa d’água. A refeição será servida na sala de aula e em algumas escolas, dependendo da quantidade de alunos, o lanche será servido no saguão, com distanciamento.

Os equipamentos de proteção individual e produtos de limpeza – como tapetes sanitizantes, totens de álcool gel, face shields, máscaras, álcool gel 70% – já foram adquiridos pela Secretaria da Educação e distribuídos às unidades. A prefeitura também adquiriu 10 mil testes rápidos que serão utilizados, em caso do surgimento da doença em alguma escola.

Aproximadamente 60% dos pais autorizaram o filho a retornar à sala de aula. Algumas escolas terão que fazer o revezamento dos alunos e isso ficará a cargo de cada direção. O município conta hoje com 3.870 alunos matriculados do berçário do 5º ano. Como neste primeiro momento o retorno é para as crianças de 4 anos ao 5º ano, estão aptos a voltar a sala de aula 3.870 alunos. Como 60% dos pais autorizaram o retorno do filho à sala de aula, neste início de aulas presenciais serão 2.322 alunos.