Black Friday: Procon de Laranjeiras do Sul orienta consumidores para compras

A tradicional data com promoções em todo mundo será no dia 26 de novembro, sexta-feira da próxima semana

O Procon de Laranjeiras do Sul alerta para procedimentos para quem planeja fazer compras na promoção da Black Friday. A tradicional data com promoções em todo mundo será no dia 26 de novembro, sexta-feira da próxima semana.

As orientações passadas pela diretora do Procon, Lucielli Viola, são importantes para evitar que os consumidores caiam em golpes, comprem produtos com defeitos, não recebam as mercadorias compradas, entre outros problemas que geram reclamações nessa data.

O objetivo é fazer com que o consumidor não seja lesado e faça as compras com mais segurança. “Além dos cuidados que devemos ter em toda negociação comercial, também é importante não sair comprando o produto só porque está barato”, ressalta Lucielli.

Confira as orientações

Fique atento a links que vêm, principalmente, por meio de WhatsApp e e-mail. As páginas falsas não aceitam cartão de crédito, apenas pagamento por meio de boletos ou Pix – assim, o consumidor não consegue reverter os danos com facilidade.

Prazo devolução sem apresentar justificativa

Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos, internet), o consumidor tem prazo de sete dias para o desistir da operação, sem precisar apresentar justificativa. O período é contado a partir da data de aquisição do produto ou de seu recebimento.

Produto com “defeito”

Itens comprados em liquidações, e também peças de mostruário, têm os mesmos prazos de garantia previstos em lei. É possível reclamar, em até 30 dias, de problemas aparentes em produtos não duráveis. Para itens duráveis, o prazo vai para 90 dias, contados a partir da verificação do dano.

Preços muito baixos

Desconfie de preços muito abaixo dos normalmente praticados no comércio.

Nota Fiscal

A nota fiscal é um direito do consumidor e deve fazer a guarda correta desse documento, que será utilizado não apenas para troca caso haja algum problema, para o arrependimento legal e para comprovação da garantia oferecida pelo vendedor.

E qualquer irregularidade denuncie ao PROCON, que está localizado no prédio anexo a Acils, telefone (42) 3635-1231. O atendimento de segunda à sexta-feira, das 08 às 12 horas  e das 13 às 17 horas.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail