Câmara de Laranjeiras homenageia trabalho de cinco professores

Sessão destaca o incentivo à prática esportiva e formação de cidadãos realizado por Jefferson Rodrigues, Fábio Gasparin, Rafael Kurta, Adrian Duarte e Douglas Josefi

A última sessão da Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul, realizada na segunda-feira (08), foi marcada com homenagens a professores de luta e artes marciais. A moção de aplausos, proposta pelo presidente Carlos Alberto Machado, Magrão (Patriota) e vereadores, entregou, além de aplausos, o reconhecimento pelo trabalho dedicado há anos dos profissionais Rafael Kurta, Jeferson Rodrigues, Adrian Duarte, Douglas Josefi e Fábio Alberto Haupt Gasparin.

Incentivo

De acordo com o secretário de Esportes, Rafael Nascimento, a iniciativa feita pelos vereadores representa o incentivo e o trabalho feito pela pasta, por meio da prefeitura, que fomenta as modalidades. “Acredito no poder do esporte e na transformação das pessoas. Estes profissionais de Jiu Jitsu, Muay Thai, Judô, Kickboxing e Boxe, e Karatê e as academia são merecedoras. Eles inspiram a prática de atividade física e incentivam outros profissionais a trabalhar no desenvolvimento, e de fato, evoluir no esporte”, disse ele.

Rafael Kurta – Jiu Jitsu

O primeiro faixa preta da cidade, e proprietário da academia Spartan Gym está inserido no esporte há mais de 13 anos e há 10, iniciou como instrutor sob orientação de senseis, o que segundo ele, fez com que amadurecesse muito. “Minha trajetória profissional tem reflexos do meu passado e minha dedicação. Atualmente, mesmo com a academia, mantenho o foco de projetos sociais, não especificamente aos atletas de Jiu, mas ajudando entidades. Dentro e fora do tatame cobramos responsabilidade e respeito para formar um bom cidadão e colhemos bons frutos”, disse ele.

Em relação à moção de aplausos, Kurta destaca que recebeu de forma inesperada. “Não trabalho esperando gratificação, mas é fato que com a homenagem, sinto que o trabalho é feito da melhor forma possível e sigo neste caminho”, completa Rafael.

Jefferson Rodrigues – Muay Thai

Professor pela Academia Barbosa, condicionado a equipe em Laranjeiras e a de Cascavel, Jefferson está há 14 anos em Laranjeiras do Sul, e possui uma longa caminhada dedicada às artes marciais, chegando há 23 anos com o Jiu Jitsu, 10 com Muay Thai, 10 com Kickboxing. O sensei também faz trabalho social junto à prefeitura, no Cras e Centro da Juventude, chamado ‘Jiu Jitsu para Todos’, e outro particular, administrando aulas sem custo para crianças de 5 a 11 anos. Em parceria com a secretaria e o Iguaçu Tênis Clube, Jefferson também oferece aulas gratuitas para crianças na Academia KGB Artes Marciais.

Para ele, o reconhecimento da sociedade e dos vereadores quanto ao trabalho realizado é gratificante. “O esporte de contato cresceu muito nos últimos anos e são incentivos como este que os fazem evoluir mais ainda. Ensinamos consideração e respeito aos alunos e é esse o sentimento de hoje”, disse ele.

Adrian Duarte – Kickboxing e Boxe

O professor Adrian Duarte, mais conhecido como professor Duarte, é faixa preta segundo o Dan em Kickboxing pela Ubam e pela WKF. Faixa preta do mestre Luiz Fernando e ponta preta de Muay Thai pela Alemão Brothers, de Guarapuava. Sua jornada teve início com sua mudança de Laranjeiras do Sul para Imbituva pr, no de 2010 , onde começou a treinar Kickboxing e Muay Thai. Ao longo dos anos, ele se especializou nessas modalidades.

Adrian trabalha com instruções, tanto para atletas quanto para pessoas em geral, e atua como professor em Laranjeiras. Ele lidera a equipe Alpha e Omega laranjeiras e suas filiais em porto barreiro e rio bonito. Segundo ele, o reconhecimento da Câmara se deve aos trabalhos sociais que ele realiza, incluindo o apoio a crianças carentes e a concessão de bolsas atletas. “As ótimas colocações em campeonatos e torneios colocaram Laranjeiras no pódio e isso faz com que nosso trabalho seja bem visto. É uma alegria receber essa menção”, disse ele.

Douglas Josefi  – Judô

Para o sensei, que atua desde 2017, mas desde os 13 anos pratica o esporte, ser reconhecido pela Câmara é um sentimento de surpresa e gratidão. “Fazer o que amo e ajudar os outros é minha motivação principal, e o reconhecimento vem como uma consequência natural. Embora inicialmente não esperasse por isso”, destaca.

Douglas afirma que tem o privilégio de trabalhar profissionalmente com o judô, uma paixão que o acompanha há vários anos, apesar de ter começado relativamente tarde para os padrões competitivos do esporte.

Ao refletir sobre sua carreira e o reconhecimento recebido, ele enfatiza a importância de continuar trilhando o caminho certo e buscando constantemente melhorias. “O reconhecimento é como uma oportunidade para inspirar outros e elevar ainda mais o perfil esportivo da cidade”, completa.

Fábio Alberto Haupt Gasparin – Karatê

Aluno do sensei Amauri Camargo, Fábio iniciou no esporte em 2009, é faixa preta há 10 anos, e há quatro, assumiu a escola com a saída do professor.

Segundo ele, esse reconhecimento é muito importante pois é comum que algumas administrações apoiem mais esportes coletivos, e a arte marcial fique se incentivo. “Em Laranjeiras, sempre fomos muito bem atendidos pela secretaria. Quando solicitamos transporte para campeonato, prontamente nos auxiliaram. Ser reconhecido nos faz perceber que o trabalho é visto, além das conquistas, que são pontos positivos. Fica o meu agradecimento”, completa o sensei.