Campanha de vacinação será antecipada no Paraná

A ação de imunização começou ontem (28)

A secretaria da Saúde do Paraná antecipou o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente,  menores de 15 anos de idade.

No estado, a ação de imunização começou nesta segunda- feira (28), uma semana mais cedo que os demais estados do país que realizarão as campanhas de 5 a 30 de outubro.

 “Serão duas campanhas em uma, realizaremos uma grande ação que envolverá profissionais da vigilância epidemiologia e da atenção primária”, explicou Maria Goretti David Lopes, diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa.

 Multivacinação

A Campanha Nacional de Multivacinação oferta vários tipos de vacinas para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, a campanha tem por objetivo verificar as carteirinhas de vacinação e colocar em dia as doses que faltam. As vacinas que estarão disponíveis são:

 BCG, pentavalente , rotavírus humano, pneumocócica 10, meningocócica, tríplice viral, vacina contra a varicela, vacina, vacinas da hepatite A e hepatite B, vacina contra a febre amarela.

Poliomelite

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é dirigida a crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade. Essa vacina é a chamada “gotinha”.

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção.

Laranjeiras

Em Laranjeiras desde hoje (28), as salas de vacinação de todas as unidades de saúde, estarão atendendo a população.

Do dia 5 ao dia 9 de outubro os horários  serão estendidos até ás 19 horas, com o intuito de atender as pessoas que não podem ir no horário normal como explica Valter Valick secretario de saúde de Laranjeiras.

“As salas de vacinação atenderão até as 19 horas, para que as pessoas que trabalham possam ir depois do horário levar seus filhos receber a vacina”

Dia 17 de outubro que será um sábado, as unidades também estarão abertas das 8 às 17 horas e o atendimento será feito também na Praça Nogueira do Amaral e na Praça do Lago.

Porto Barreiro

Em Porto Barreiro a vacinação acontecerá no centro de saúde da sede e na unidade do Porto Santana. Do dia  6 ao dia 22 de Outubro, as vacinas serão disponibilizadas também nas comunidades do interior, seguindo cronograma:

6/10 às 9 horas – Pavilhão da Vila Rural

7/10 às 9 horas– Porto Santana

8/10 às 9 horas – Manasa

14/10 às 9 horas – Santíssima Trindade

15/10 às 9 horas – Guarani do Cavernoso

15/10 às 10h30 – Linha Gonçalves/Linha Lima

16/10 às 9 horas – Sertãozinho

16/10 ás 10h45 – Km 13

21/10 às 9 horas – Porto Santana

22/10 às 9 horas – Pavilhão Barra Grande I

A secretária de saúde Andressa Pandini , ressalta que serão tomadas todas as medidas de prevenção ao coronavírus e faz um lembrete aos pais

“Pedimos que não esqueçam de levar a carteirinha de vacinação e também o cartão do SUS”, orienta.

Cantagalo

Em Cantagalo a vacinação acontecerá no Posto de saúde Gregório Sczurmiak das 8 ás 17 horas. E a partir do dia 17 de outubro, será feita a busca ativa e a vacinação extramuros, que é a vacinação feita à domicílio.