Campanha Nacional de Multivacinação quer completar imunização de crianças e adolescentes

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) já estão aplicando as vacinas previstas pela Campanha em todas as salas de vacina

Neste mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde, Semusa, integra as ações da Campanha Nacional de Multivacinação que proteger crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias) com as vacinas que estão atrasadas ou faltando. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) já estão aplicando as vacinas previstas pela Campanha em todas as salas de vacina.  No dia 16 de outubro também será realizado o ‘Dia D’ de vacinação. A mobilização reforça a importância das vacinas para evitar doenças como o sarampo, febre amarela, rubéola e varicela. De acordo com a enfermeira Patrícia Massuqueto, chefe da Vigilância Epidemiológica, as taxas de vacinação caíram muito nos últimos dois anos por consequência da pandemia, por isso é importante as famílias buscarem as UBS para completar a carteirinha de vacinação. 

“A campanha tem por objetivo a melhoria das coberturas vacinais e a proteção de todas as crianças e adolescentes, inclusive da comunidade em geral. É preciso adotar estratégias para a recuperação do calendário vacinal”, destaca a coordenadora do setor de Epidemiologia do município, enfermeira Patrícia Massuqueto.


As vacinas disponibilizadas são: BCG, Hepatite A e B, Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela), Penta (DTP/Hib/Hep B), Febre amarela, Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite),  SCRV (Sarampo, rubéola, caxumba), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). No dia D, 16 de outubro, todas as unidades de saúde estarão realizando a atualização da carteira de vacinas de crianças e adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias, das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço. “Este dia D poderá favorecer muitos pais que trabalham durante a semana e não conseguem levar os filhos para a vacinação. O sábado será um dia em que haverá esta possibilidade”, esclarece Patrícia, que ainda destaca que a atualização é para que se coloque em dias as vacinas que estejam em atraso.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail