Castramóvel inicia atividades hoje

A ação envolve as secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Saúde, Assistência Social e Educação.

O Castramóvel de Laranjeiras do Sul vai iniciar suas atividades nesta semana. O projeto, que consiste em uma unidade móvel para castração de animais, realizará seus primeiros procedimentos na cidade a partir de hoje (21), no bairro Presidente Vargas. Será o primeiro mutirão para castração de cães e gatos. A ação envolve as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Saúde, Assistência Social e Educação. Dez profissionais vão atuar no programa. 
“Esse é um programa que há muito tempo já tínhamos uma expectativa de lançar. Tomamos todo o cuidado e aprovação da administração municipal de Laranjeiras do Sul. Teve um certo atraso, era para ter iniciado no começo de agosto, os equipamentos já haviam chegado, mas os materiais de construção atrasaram um pouco devido a pandemia. Agora já temos a totalidade de equipamentos, e estamos prestes a lançar o programa na comunidade do Presidente Vargas”, afirma o médico veterinário da secretaria de Saúde Jean Bertuol.


Primeira etapa
Segundo Jean, uma das questões do programa, é uma interação entre as secretarias, tanto Assistência Social, Educação, Agricultura e Abastecimento, e Saúde. As agentes de Saúde do Presidente Vargas, ajudaram nas visitas nas casas onde tem animais, e foi realizada a demanda.
Devido a demanda foi estendido para três dias, para realizar a primeira etapa do programa.
“Nesta primeira etapa terão direito as famílias em situação de vulnerabilidade social. O Castramóvel é todo equipado e representa um grande avanço visando a proteção dos animais. Com a castração, vamos diminuir o número de animais abandonados e ao mesmo tempo vamos ajudar na saúde dos bichinhos, além de evitar o deslocamento das pessoas que precisam castrar seus animais. A triagem foi feita pelas Agentes de Saúde que fizeram o levantamento dos animais”, afirma o médico veterinário. 


Cuidados
O veterinário afirma que a receptividade do programa foi boa, e o programa é voltado para a família vulnerável, e é totalmente gratuito, desde a execução da cirurgia e medicamentos. 
“A preparação desde a visita inicial ocorreu pela equipe, e algumas orientações para o cidadão, em questão de higiene e preparo do animal, e de estar ali no horário agendado, então não será cobrado nada para realizar a cirurgia. Serão feitas orientações às famílias para cuidarem do seu animalzinho”.


Inscrição
As castrações se iniciam no Bairro Presidente Vargas, logo após a programação é para mais quatro bairros, para fechar o ciclo das cinco comunidades. 
“Nós vamos estar passando logo mais um e-mail, onde o interessado pode estar fazendo sua inscrição online, que é o próprio e-mail do Castra Móvel, e quando a gente retornar na comunidade, a prioridade vai ser desses pré inscritos”, afirma Jean.


Unidade móvel
A unidade móvel foi adquirida com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Osmar Bertoldi. Os medicamentos foram adquiridos pela prefeitura de Laranjeiras do Sul. Por isso, todo o procedimento é gratuito.
 O Castramóvel é todo equipado e voltado aos cães e gatos. O caminhão é totalmente equipado e percorrerá os bairros da cidade realizando a castração de animais.