Minotto do Olho Aberto diz que se entregará e fará novas revelações

Usando as redes sociais, o acusado se defendeu e prometeu se entregar nas próximas 48 horas

Na última semana de março, foi expedido pela Vara Criminal de Laranjeiras do Sul, um mandado de prisão para Cesar Minotto, proprietário do blog Olho Aberto.

Minotto está sendo indiciado pelo crime de extorsão em regime semiaberto, no qual a pessoa pode fazer cursos ou trabalhar em locais previamente definidos durante o dia e retornar no período noturno.

Em busca de defesa, Minotto fez uma live de Foz do Iguaçu, onde está em viagem, explicando a situação para seus leitores, devolvendo diversas acusações a seus adversários.

Entenda o caso

O processo contra Minotto refere-se a uma denúncia feita por prefeitos da região em 2010, enquadrado pelo artigo 158, da suposta prática do crime de extorsão qualificada. O artigo 158 do Código Penal é definido como “Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar fazer alguma coisa”.

Respondiam ao processo Cesar Minotto e outro jornalista da região, que foi absolvido do caso por falta de provas, enquanto Cesar foi condenado a quatro anos e oito meses de reclusão em regime semiaberto.

De início a pena foi estipulado ao mínimo, que são quatro anos, os oito meses foram adicionados por conta da qualificadora do parágrafo 1º do artigo 158 – Se o crime é cometido por duas ou mais pessoas, ou com emprego de arma, aumenta-se a pena de um terço até a metade.

Como a pena passou de quatro anos, o regime imputado foi o semiaberto. Nem todas as cidades possuem o local adequado para o cumprimento deste regime, pois encontram-se lotadas, logo o réu ficará por 30 dias preso em Laranjeiras, até que uma vaga apareça para a transferência. Caso a vaga não apareça, o regime prisional é harmonizado, ou seja, poderá cumprir a pena com o uso da tornozeleira eletrônica com as condições impostas por este tipo de monitoramento.

Como o processo é de 2010 e o acusado não possuía antecedentes criminais, se por ventura ele for condenado pelos outros processos que responde, as penas serão unificadas, e caso passem de oitoanos, o regime pode ser regredido para o regime fechado.

Minotto garantiu se entregar a justiça nas próximas 48 horas e também prometeu novas revelações no decorrer do caso.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail