CIA da PM atenderá demanda de atendimento e território, defende presidente de Conseg

Uma reunião na quarta-feira (27) buscou traçar a união de Candói, Foz do Jordão, Pinhão e Reserva do Iguaçu em prol do projeto

Autoridades políticas de Pinhão e Reserva do Iguaçu e dos Conselhos de Segurança Pública (Conseg) dos dois municípios reuniram-se na Câmara de Reserva na quarta-feira (27) para tratar da possível transformação do 4º Pelotão da Polícia Militar de Pinhão em uma Companhia.
Laranjeiras do Sul, hoje detentora de uma Companhia, deve ser efetivada, em breve, como efetiva de uma Companhia Independente. O projeto, que está em tramitação desde 2016, está próximo de ter desfecho.
Diante disso, abre-se a possibilidade para que o Pelotão de Pinhão se torne uma Companhia Independente do 16º Batalhão da Polícia Militar de Guarapuava. Se isso acontecer, além de Pinhão e Reserva, Candói e Foz do Jordão passariam a englobar a regional.

Aumento do efetivo

De acordo com o presidente do Conseg de Pinhão, Adilson José Novakoski, o ‘Magrão’, a promoção faria justiça à grande extensão territorial que engloba os quatro municípios. Pinhão e Candói, por exemplo, são as 10ª e 17ª maiores cidades em extensão territorial do estado.
“Para cuidar, é difícil. Com a companhia aqui, esse patrulhamento será ampliado, até para quando a PM precisar de reforço, a agilidade será maior”, explica. Hoje, a 1ª Companhia de Guarapuava administra as atividades em 20 municípios, o que sobrecarrega o 16º BPM.
Com a possível vinda da Companhia para Pinhão, há, além do aumento de efetivo, outros benefícios para a comunidade, conforme defende Magrão. “Isso vai atender à demanda de atendimento no interior. Outro fator é inibir o tráfico de drogas. Temos duas rodovias em que o tráfico as utiliza como desvios, onde já temos um histórico de apreensões. E a população passará a ter um atendimento rápido e ágil, para flagrantes de denúncias. Poderão trabalhar de forma mais precisa”.
A causa foi levantada inicialmente pelo Conseg e se arrasta desde 2016. No encontro de quarta-feira, o prefeito de Reserva, Vitório Antunes, foi encarregado de fazer dialogar com os prefeitos dos demais municípios envolvidos, além de Laranjeiras do Sul, em busca de uma união em prol da causa.

Companhias Independentes

As Companhias Independentes são batalhões da Polícia Militar que possuem um quadro de comando administrativo mais enxuto. Em Laranjeiras, por exemplo, passará a comandar 10 municípios. O 16º BPM passaria a atuar em 14 municípios.

De acordo com o presidente do Conseg de Pinhão, o projeto para tornar Laranjeiras uma Companhia Independente já foi publicado e assinado pelo governo passado, mas aguarda um novo decreto do governador Ratinho Junior que autorize o início do funcionamento.