Colégio Aluisio Maier desenvolve novo projeto de conscientização ambiental

O Colégio Aluisio Maier, de Laranjeiras do Sul, está desenvolvendo neste mês de conscientização do meio ambiente o projeto Despertar,

O Colégio Aluisio Maier, de Laranjeiras do Sul, está desenvolvendo neste mês de conscientização do meio ambiente o projeto Despertar, em parceria com a secretaria de Agriculta, a Engie e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que tem por objetivo gerar uma reflexão da relação humano-natureza desde a infância.

“Buscamos criar oportunidades para crianças se expressarem, refletirem e explorarem a natureza. E nesse processo envolvemos os pais, figuras que podem reafirmar o que ensinamos na escola, mostrando que o trabalho de cuidar da natureza é um conjunto que envolve toda a comunidade”, explicou a professora Eronice Ribeiro.

A preservação é uma atitude diária

Além dos projetos desenvolvidos pela escola todos os anos, Eronice também ressaltou que tratar do meio ambiente no ambiente acadêmico é uma atividade corriqueira que visa estimular nas crianças o amor pela natureza, já que no momento atual o Brasil grandes crises ambientais relacionadas ao desmatamento, poluição e outros fatores.

“No ano passado, por exemplo, fizemos um projeto chamado “a natureza pelos meus olhos”, onde crianças fotografaram a natureza e enviaram no grupo do FAZ para observar o que as chama atenção, e, com isso, também incentivá-las a passar um momento em família, afinal, cuidar da natureza é cuidar de nós mesmos”, continuou ela.

O projeto Despertar

O projeto deste ano foi expandido para a escola José Bonifácio, que recebeu doações da secretaria de Agricultura. Inclusive, o professor Julian Perez Cassarino, da UFFS, foi um dos contribuintes que auxiliou nas plantações de mudas. “Estamos bem contentes com os resultados, as crianças estão muito empolgadas com as plantações”,

Os objetivos detalhados do projeto prevê a preservação do meio ambiente a partir de pequenas atitudes diárias, a consciência referente a reciclagem do lixo, ensinar a identificar as diferenças nas espécies animais e vegetais, entender as principais causas para os desequilíbrios e problemas ambientais atualmente; explicar, através da prática, atitudes ecologicamente corretas, incentivar o uso consciente da água e ressaltar ensinar práticas de reaproveitamento e reciclagem de materiais – como papel, garrafas plásticas e outros materiais.