Colégio Reference faz uso das metodologias ativas

As metodologias ativas são uma nova maneira de pensar o ensino tradicional. Surgem como uma alternativa para proporcionar aos estudantes

As metodologias ativas são uma nova maneira de pensar o ensino tradicional. Surgem como uma alternativa para proporcionar aos estudantes meios para que consigam guiar o seu desenvolvimento educacional, fugindo do modelo de ensino em que o professor detém todo o conhecimento dentro da sala de aula. A proposta é que o aluno esteja no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção de conhecimento. O principal objetivo deste modelo de ensino é incentivar os alunos para que aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais.

A tecnologia vem transformando todos os âmbitos sociais, inclusive, o educacional. Se antes o método tradicional, do professor, detentor de todo conhecimento, transmitindo aos alunos o ensino, era suficiente, hoje, já não é mais. 
Para acompanhar aqueles que já nasceram imersos nos benefícios e desafios advindos da tecnologia, a educação tem tido que se moldar e se adequar para acompanhar o desenvolvimento desses nativos digitais. 
E é nesse viés que as metodologias ativas têm ganhado espaço na educação brasileira. Elas vêm para transformar os estudantes de meramente passivos e ouvintes para ativos e produtores de conhecimento.

O Colégio Reference, sempre à frente no que se refere a tecnologia e aprendizado, mais uma vez se destaca pelo uso das metodologias ativas nas aulas de Geografia e Ciências.
Essa prática consiste em aplicar elementos de jogos no processo de aprendizagem. Ao relacionar conteúdos com jogos, filmes, desenhos e Gifs, é possível facilitar a compreensão e tornar a aprendizagem mais dinâmica e prazerosa, estimulando e despertando o interesse dos alunos em uma disciplina muito teórica. Os conteúdos de paisagem, espaço geográfico, formas de relevo, recursos minerais, entre outros, podem ser trabalhados utilizando o jogo minecraft, motivando os alunos a perceberem os assuntos, estabelecendo um paralelo entre o virtual e o real.

“Bom, foi muito legal! Eu e a turma, amamos quando fazemos aulas práticas e felizmente temos muitas. Nós exploramos o mundo, vimos os minérios e a formação de caverna e relevos. Facilitou muito a nossa aprendizagem!” (Camila Dulnick da Silva – 6º Ano).

“Eu achei muito legal fazer aula prática! Nós vimos muitas cavernas e minérios entre outras paisagens. Gostei muito dessa aula, pois facilitou nossa aprendizagem!” ( Pedro Henrique Mierzva – 6º Ano).

Metodologias ativas na disciplina de Ciências: gamificação e aprendizagem baseada em jogos pela professora Janúlia Trento

Ciências já é delicioso ser trabalhado! Mas utilizando as metodologias ativas fica mais ainda! Os alunos do 8ºano, na aula da professora Janúlia, criaram jogos on-line sobre alguns sistemas do corpo humano trabalhados em aula. Após a criação desses jogos, os mesmos, aplicaram para os seus colegas jogarem, utilizando a lousa interativa e dispositivos móveis. Dessa forma, rever os conteúdos ficou ainda mais divertido e contribuiu para um processo ensino-aprendizagem mais eficiente.

“Gostei muito da oportunidade de aprender a fazer um jogo, da interação com os colegas. Foi muito legal pois aprendemos de forma divertida!” (Maria Luiza Zanotelli – 8º Ano)

“Os jogos ficaram excelentes (inclusive o meu, rsrs). Eu desenvolvi um jogo sobre o sistema respiratório, fiz no kahoot. Foi muito importante e consegui entender o conteúdo com mais facilidade!” (Vinicius Nicolas Seminara – 8º Ano)