Cooperativa Cresol cresceu cerca de 40% em 2020

De acordo com o presidente Sérgio Bukovski, a pandemia não atrapalhou a expansão da cooperativa a nível sistêmico

A pandemia fez com que muitas pessoas e empresas se adaptassem. E, com tantas adequações, reinvenções e novas possibilidades que o cenário impõe, a Cresol teve em 2020 um dos melhores anos de sua história.  “A expansão e o fortalecimento da marca foram frutos do trabalho desenvolvido neste ano. Operamos muito atendendo os cooperados, se preocupando com eles nesse momento, possibilitando a realização dos seus sonhos e a construção dos projetos deles”, declara o presidente da Cresol Vale das Águas, Sergio Bukovski, analisando o crescimento a nível sistêmico e regional. 
Com relação aos números, o presidente afirmou que até meados de dezembro, a Cresol expandiu cerca de 40% dos seus indicadores. “Entre os indicadores que compõem essa estatística de crescimento estão o depósito à vista, a prazo, Capital Social e carteira comercial. Falo ainda em repasses de custeio e investimento”, explica Sérgio. 
Com a pandemia cresceram ainda os serviços digitais. “A cooperativa orientou que os cooperados ficassem mais em casa e utilizassem os canais de comunicação digitais e, dessa forma, houve um aumento de 50% na utilização dos mesmos. Hoje, cerca de 60% das pessoas fazem operações pelos aplicativos disponibilizados”, salienta.
Por conta dessa nova demanda, a Cresol vem buscando melhorar ainda mais esses canais, para que os cooperados possam utilizá-los de maneira eficiente.
Mas, a adesão dos cooperados aos mecanismos de acesso nos canais de comunicação da cooperativa é fruto de uma estruturação a nível sistêmico da instituição, que aconteceu em meados de março, com o objetivo de minimizar os impactos da pandemia que ainda estava por vir.  Várias ações estavam programadas para acontecer neste ano e algumas precisaram ser adaptadas, como a inauguração da nova sede da Cresol, que precisou acontecer de maneira virtual. 


Melhores empresas para se trabalhar 
A confiança dos colaboradores fez a Cresol ser reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, de acordo com pesquisas da GPTW Brasil em 2020. “É uma grata satisfação saber que a Cresol  está entre uma das sete melhores empresas para se trabalhar no ramo do agronegócio a nível de Brasil e, a nível de Estado, a Cresol ficou entre as três maiores e melhores empresas para se trabalhar. Já como instituição financeira, está no topo e nenhuma outra instituição do mesmo ramo apareceu entre as empresas selecionadas. Além disso, foi reconhecida pelo cuidado que teve com seus colaboradores e cooperados”, diz o presidente da Cresol Vale das Águas.


Planejamento para 2021

Para o próximo ano, a cooperativa planeja a expansão dos seus negócios e dos indicadores como um todo. Em setembro de 2020, a Cresol aprovou dentro do estatuto da cooperativa uma área de expansão para outro Estado. O presidente ainda lembra que a Cresol Vale das Águas tem abrangência em 10 municípios da região e agora, busca firmar raízes também em municípios de Minas Gerais. “Para atender as tendências de mercado, para ser uma cooperativa sustentável e para buscar cada vez mais a consolidação do projeto é necessário um crescimento. Então o conselho da cooperativa aprovou a expansão para Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro, a partir do segundo semestre de 2021. Está sendo feito um estudo de viabilidade em um município para que seja implantada a primeira agência no ano de 2021, e até 2025 pretendemos abrir mais 10 agências”, adianta o presidente. 
Sérgio conta que a Cresol busca se tornar cada vez mais uma cooperativa sólida, que atenda todas às necessidades dos cooperados através de muito trabalho e profissionalismo. “Para o ano de 2021 os cooperados podem ter certeza que terão uma cooperativa mais fortalecida”, completa.
O presidente Sérgio, em nome de todos os colaboradores da Cresol Vale das Águas deseja um feliz natal e um próspero ano novo a todos.