Cresol: programa Um Olhar Para o Futuro atende 800 crianças em 2022

O programa é desenvolvido se tornou referência em temas como educação financeira, consumo consciente e sustentabilidade

O programa Um Olhar Para o Futuro (UOPF) é uma iniciativa da Cresol e do Instituto de Formação do Cooperativismo Solidário, o Cresol Instituto. Atende aos princípios do cooperativismo, em especial dois deles: educação, formação e informação,  preocupação com a comunidade e está inserido num contexto mais amplo de atuação. O Sistema da Cresol agrupa todas as suas iniciativas no programa Juntos, que conta com os pilares Cooperar, Liderar, Participar e Vivenciar. O projeto UOPF, em particular, integra o pilar Vivenciar.

Desse modo, a Cresol busca contribuir para a construção de um modelo de sociedade no qual as pessoas compreendam o papel da cooperação, o uso adequado do dinheiro, o consumo consciente, a importância de poupar e a relevância do planejamento financeiro, tendo como base o comportamento ético e sustentável.

A proposta se materializa por meio dos cinco volumes da coleção de livros Turma do Futuro, os quais serão entregues aos professores regentes das turmas que participam do programa. Os professores multiplicadores, têm a responsabilidade de mediar essa relação de forma que as informações possam se transformar em conhecimentos aplicáveis na realidade cotidiana.

Também integram as atividades do projeto duas outras iniciativas: “CooperAção”, um

conjunto de atividades de vivência cooperativista, e Intercâmbio, que se concretiza com a visita das crianças participantes a uma cooperativa de crédito para que conheçam o trabalho realizado pela instituição.

Início do programa

O programa teve início em 2011 no sistema Cresol e nos anos seguintes teve um crescimento muito significativo, chegando a alcançar 7.500 estudantes. Em 2021, devido a pandemia da Covid 19, com a necessidade de isolamento e distanciamento social a fim de amenizar os impactos da doença, a metodologia do UOPF precisou ser repensada e reformulada depois da migração do ensino para o EaD.

Neste ano, 800 alunos estão sendo atendidos em 10 cidades da área de abrangência da Cresol Vale das Águas, sendo elas Laranjeiras do Sul, Candói, Nova Laranjeiras, Virmond, Porto Barreiro, Marquinho, Rio Bonito do Iguaçu, Goioxim, Cantagalo e Patrocínio, cidade em que a Cresol irá inaugurar no dia três de junho sua primeira agência em Minas Gerais.

Consciência sobre finanças

De acordo com uma das multiplicadoras do programa, a professora do 5º B da Escola Municipal Aluísio Maier, Ana Karoline Machado, o UOPF está somando e fazendo com que as crianças saiam com uma mentalidade mais consciente sobre as finanças. “O material é ótimo! Surpreendente na verdade. Além de ser de fácil compreensão, promove o debate de diversos temas. Está sendo muito bacana conversar com os alunos sobre a organização financeira que alguns têm em relação a mesada. E, em uma dessas conversas, descobrimos até uma empreendedora em sala de aula”, afirma.

Conforme a gerente da agência de Laranjeiras do Sul, Antonia Ribeiro Sabetski,  com o essa parceria entre as secretarias de Educação, Cresol e as escolas, pode contribuir de forma significativa para o exercício da cidadania de todos os envolvidos. “Educandos, famílias, escolas, cooperativas e comunidade, particularmente pelo fato de o programa UOPF representar um instrumento de aprendizagem com efeito multiplicador. E mais, transmitir conceitos, valores e comportamentos ancorados no cooperativismo”, afirma a gerente.

Para o presidente da Cresol Vale das Águas, Sérgio Bukovski, o Um Olhar Para o Futuro é um programa que mostra o quanto a Cresol está preocupada com a comunidade e com o futuro. E, por meio dos professores envolvidos, isso está acontecendo.

“É muito gratificante ver a aplicação destes materiais na prática e mais do que isso, o quanto eles estão colaborando com estas crianças através da aplicação e metodologia dos nossos mestres da educação. Parabéns e gratidão a todos os envolvidos e por fazerem desses momentos algo que dê significado e importância na vida das crianças”, afirma Sérgio.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail