Cuidados pós- química: processos para manter a saúde e beleza dos cabelos

A cabeleireira Simone Guerra explica porque devem ser diferenciados para que os fios não fiquem danificados e sem vida

Ter cabelos bonitos e saudáveis é o sonho de todo mundo. Porém, o uso frequente de química como descoloração, relaxamento, alisamentos, tinturas entre outros, pode danificar profundamente os fios, deixando-os porosos e sem vida.

A química traz mudanças positivas à nossa autoestima e aos nossos cabelos, isso é inevitável. Porém, como tudo nessa vida, ela também tem o seu lado negativo. Devido às suas substâncias, a química capilar deve ser usada com cautela e os fios devem sempre ser supervisionados.

Uma vez que realiza algum procedimento, é de suma importância compreender que a partir desse momento será necessária uma série de cuidados para manter a beleza e saúde dos fios.

A cabeleireira laranjeirense Simone Guerra, explica sobre como se deve agir após processos químicos. “O pós-química nada mais é do que um tratamento capilar feito após processos agressivos ao fio, para devolver nutrientes aminoácidos, queratina que se perdem após o procedimento, feito com produtos adequados’’.

Cronograma capilar

O cronograma capilar é fundamental para auxiliar nesse processo de recuperação dos fios, pois alia nutrição, restauração e hidratação, não deixando os fios com falta de nenhum nutriente ou substância, mas lembre-se de adequá-lo às suas necessidades e tipo de cabelo.

“Esse processo é constituído por quatro semanas, que envolve nutrição, hidratação e reconstrução. No procedimento agressivo o cabelo acaba perdendo água, massa e mais alguns componentes importantes, por isso é importante fazer essa reposição’’, diz Simone.

Tanto as donas de cabelos loiros naturais quanto às de fios tingidos sabem que manter essas lindas madeixas douradas dá bastante trabalho. É preciso dar muita atenção para a saúde dos fios para garantir que eles ficarão sempre lindos e brilhantes.

“Se não cuidado os fios podem ficar com aspecto poroso, seco, ainda mais se for cabelo descolorido. Indico sempre as clientes alguns produtos para manter o cabelo saudável em casa também, com dicas orientações, para que quando se volte ao salão o cabelo esteja com estrutura e vida, e assim não ocorra corte químico e não tenha risco de alteração quando for fazer a química novamente’’, explica a cabeleireira.