Cursos de Ciências Sociais da UFFS promovem I Semana Acadêmica com temas variados

A programação com a temática “persistir e permanecer” conta palestras, oficinas e atividades culturais.

Por Thamiris Costa

Os cursos de ciências sociais são muito abrangentes porque contam com campos de estudos bastante amplos: antropologia, ciência política e sociologia. Ou seja, lidam com temas fundamentais da vida, seja em aspectos relacionados ao cotidiano, no campo macrossocial, ou em questões de amplo alcance, como política, economia, culturas e outros.

Nesse sentido, do dia 22 a 24 de abril, a primeira semana acadêmica de ciências sociais – bacharelado e licenciatura –, terá a temática “Persistir e Permanecer” e contará com programação diversa, com palestras, oficinas e atividades culturais.

Conforme o coordenador dos cursos, professor Felipe Mattos Monteiro, “o evento abordará temas que colocam em evidência a relação entre ciência, sociedade e política, o mundo do trabalho, as desigualdades de gênero, a atuação dos cientistas sociais, o papel da diversidade étnico-racial nos meios digitais e a prática científico-crítica como uma forma de resistência”.

Além disso, ainda que a programação pareça muito específica/singular, a ideia é contrária a isso. “Embora os termos ‘semana acadêmica’ e  ‘ciências sociais’ possam fazer parecer que os eventos se restringem apenas ao campo universitário, a verdade é que eles terão um aspecto bastante geral e tratarão de assuntos importantes que refletem a prática diária. Quem se preocupa com o mundo político, econômico e social vai se interessar”, apontou Felipe.

Por isso, os eventos serão abertos a todas as pessoas interessadas na temática. Ele será realizado de forma remota e para participar é necessário realizar inscrição prévia, gratuitamente, via formulário eletrônico disponível em https://bit.ly/32bdAHl. O endereço eletrônico para acessar as salas das atividades on-line será enviado, um dia antes da atividade, para o e-mail cadastrado na inscrição. Os participantes receberão certificados.

Programação

Quinta-feira (22)

19h às 21h – Palestra: Quem lava a louça acadêmica? desigualdades de gênero no mundo acadêmico.

Palestrantes: Prof. Dr. Fernanda Marcon (UFFS) e Prof. Dr. Siomara Marques (UFFS).

Coordenação e mediação: Ms. Gabriela Ribeiro Cardoso – doutoranda em Ciência Política (UFSC).

Sexta-feira (23)

13h30 às 16h – Oficina: Iniciação à escrita criativa.

Ministrante: Dr. Afonso Nilson (dramaturgo e crítico teatral).

19h às 21h – Palestra: As ciências sociais e o contexto contemporâneo.

Palestrante: Prof. Dr. Sérgio Adorno – Universidade de São Paulo (USP).

Coordenação e mediação: Prof. Dr. Felipe Mattos Monteiro (UFFS).

Apresentação musical: Duo Turamali.

Sábado (24)

13h30 às 15h30 – Roda de conversa: Povos indígenas e mídias sociais com Fabiana Kiriri (influencer) e participação da professora dr. Fernanda Marcon (UFFS).

16h às 18h – Sarau musical e literário dos cursos de Ciências Sociais

Organização: estudantes dos cursos de Ciências Sociais – Bacharelado e Licenciatura.