Dieta sem glúten é seguro?

A dieta sem glúten tem sido um dos meios mais requisitados do mundo fit. Algumas pessoas que não são portadoras

A dieta sem glúten tem sido um dos meios mais requisitados do mundo fit. Algumas pessoas que não são portadoras da doença celíaca (que causa intolerância à proteína) começaram a excluir o glúten da alimentação com a finalidade de emagrecimento.
Segundo a nutricionista laranjeirense Gabriele Proctz, o argumento é que ele diminui a produção de hormônios relacionados à saciedade, além de dificultar a digestão.
Mas será que cortá-lo da dieta realmente ajuda a perder peso?

Dieta é segura?
Gabriele afirma que não é indicado retirar essas proteínas, se você não possui intolerância.
“O glúten é uma proteína que vem das massas, e a lactose é a proteína do leite. Não indico que seja tirado, se você não for intolerante. Porque se caso você não for, ou nunca descobriu, se tira, pode acabar gerando uma intolerância por não ingerir. Sempre prefiro que a pessoa descubra se é intolerante para evitar”, explica.
Na dieta sem glúten é necessário substituir os alimentos que contenham o glúten por produtos sem essa substância.
O nutriente está muito presente no trigo, dessa forma, é preciso substituí-lo por outras opções, entre elas: 
arroz e seus derivados (farinha de arroz); 
milho e seus derivados (farinha de milho, fubá e amido de milho);
batata (fécula de batata); 
mandioca (farinha de mandioca, polvilho azedo, polvilho doce).

Ajuda a emagrecer?
Segundo o Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) essa dieta só deve ser seguida por pessoas portadoras da doença celíaca, na qual há uma intolerância do organismo em relação ao glúten, o que pode ocasionar lesões na parede intestinal que pode resultar em deficiência na absorção de nutrientes.
“Se você tirar a proteína ela não vai ajudar emagrecer, que é o que muitos pensam. Muitas vezes não tem essas proteínas no alimento, mas pode ter muitas outras gorduras”, relata.
Além disso, não existem evidências científicas que comprovem que a exclusão dessa proteína por pessoas que não possuam a intolerância ao glúten favorecerá o emagrecimento.
“O glúten é totalmente dispensável na dieta. Ele não oferece qualquer benefício especial à alimentação ou à saúde. Porém, é necessário ficar atento para que a eliminação dos alimentos com glúten, presentes, em geral, nas fontes de carboidratos, não acabe deixando sua alimentação desequilibrada”, finaliza.
A nutricionista deixou uma receita para você fazer em casa:

Vitamina de abacate com leite de coco
Ingredientes:
-100 gramas de abacate
– 200 ml de leite de coco
– Adoçante a gosto
Modo de preparo:
Bater no liquidificador juntamente com gelo, e beber em seguida e manter gelado.