Docentes do CMEI Pequenos Anjos participam de formação sobre fonoaudiologia na infância

Profissionais bem qualificados e valorizados são a garantia do sucesso educacional para uma sociedade justa e igualitária

Durante o mês de abril, os professores do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Pequenos Anjos, participaram de uma formação organizada pela pedagoga Ana Paula Gonzatto, em parceria com o Setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), especificamente com a fonoaudióloga Ana Lucia Mota Nogueira da Costa.

Para a pedagoga, o desenvolvimento da criança depende das oportunidades de aprendizagem oferecidas à ela. “A formação continuada é primordial para assegurar um  trabalho de excelente qualidade em todos os níveis educacionais, e na educação infantil não seria diferente”.
Conforme ela, assim surgiu a intenção de trazer profissionais qualificados para conversas produtivas. “Nossos encontros têm reflexo direto na prática educativa dos nossos professores, que desenvolvem um excelente trabalho com seus alunos”, enfatiza Ana Paula.

Andamento

A formação foi organizada por faixa etária de atuação dos professores, podendo assim, abordar de forma mais direcionada as fases de apropriação e desenvolvimento da linguagem, trazendo dicas e sugestões de estímulos para cada idade. O que tornou a formação bem prática e proveitosa.
Segundo Elenita Bigochinski, professora da turma Jardim I, O curso com a especialista contribuiu de forma muito significativa para ampliar seus conhecimentos sobre linguagem e fala, como também, para aprimorar as habilidades sobre a consciência fonológica. “Esclarecendo as dúvidas e praticando exercícios, com certeza, farão diferença no processo de ensino aprendizagem dos nossos alunos. A formação foi excelente”.

Ana Paula finaliza ressaltando que parcerias como essa são fundamentais para a Educação Infantil, esta que é uma das fases mais importantes do desenvolvimento humano. “Investir e reconhecer a importância da busca pelo aperfeiçoamento e capacitação profissional é primordial para uma Educação pública de qualidade”.

Profissionais bem qualificados e valorizados são a garantia do sucesso educacional para uma sociedade justa e igualitária. “Que iniciativas como essa permaneçam, pois as crianças precisam de muito estimulo, já que o pós pandemia tem apresentado um cenário que necessita de maior atenção, onde a linguagem e as interações com os pares se fazem fundamentais para o desenvolvimento integral da criança. A parceria entre família, escola e sociedade garantem o sucesso escolar, e este começa já com as crianças bem pequenas, na educação infantil”, conclui a pedagoga.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail