Treinadora da Body Planet em Laranjeiras, Ana Paula Leal, fica em quarto lugar na Meia Maratona das Cataratas

Maratona teve mais de 4 mil participantes

Na manhã de domingo (20), o parque nacional do Iguaçu recebeu mais de 4 mil corredores profissionais e amadores para a disputa da 13ª Maratona das Cataratas, e desafio dos oito quilômetros. Os participantes oriundos de todas as partes do Brasil e países como Paraguai, Argentina e Estados Unidos, espalharam energia no atrativo que abriga as Cataratas do Iguaçu. Laranjeiras do Sul foi representada pela treinadora e especialista em força Ana Paula Vega Lamim Leal e seu grupo, que representaram a academia Body Planet no evento ficando em quarto lugar na competição.

“Estamos sempre nos preparando para algumas provas, e sempre treinando. Nesses dois anos de quarentena que não tivemos prova, nosso grupo se manteve ativo e continuou se exercitando para não perder o condicionamento físico”, explica.

Retorno das provas

No ano passado as provas de maratona retornaram, e no fim do ano, em outubro, o grupo da treinadora começou a preparação para a Meia Maratona das Cataratas. “Eu fui para o Rio de Janeiro fazer uma prova de cinco quilômetros, e ganhei lá. E logo em seguida comecei uma nova preparação, tendo em vista a prova das Cataratas, onde treinamos volume, ajustando para os nossos objetivos”, afirma.

De dois a três meses antes de cada competição, começa-se o treinamento específico para uma prova, às vezes pode ser uma prova curta ou longa onde cada uma treina de acordo com o objetivo que pretende atingir. “Não é só sair correndo, tem todo um planejamento envolvido, dependendo da prova que você vai participar. Essa prova das Cataratas, é um xodó para mim, porque sempre participo”, relata a treinadora.

Última competição em 2019

A última competição em que Ana Paula participou em Foz do Iguaçu foi em 2019, e ela relembra que ficou em quinto lugar no geral.

“Essa prova deste ano teve um gostinho especial, porque é o retorno das competições grandes e longas de maratona. Além de ser uma prova a nível internacional, com bastante atletas amadores e de elite”, explica.

Neste ano, a treinadora participou da competição, que contou com o grupo de elite do Strava, pessoas que ela já acompanha faz um tempo no meio das corridas. “Para mim é muito gratificante poder me superar, e saber que estava correndo com ídolos e poder ganhar deles, é muito revigorante”, conta.

Por fim a treinadora que é patrocinada pelo Sicredi, também disponibiliza seu tempo na montagem de planilhas de treinamentos para diversos atletas, de forma presencial e online.

Confira os resultados da Meia Maratona

Resultados

Meia Maratona – Masculino (Geral):

1º – Alessandro de Souza – 1:09:47

2º – Robson Pereira de Lima – 1:12:21

3º – Fabio de Paula – 1:13:06

4º – Wagner Nunes dos Santos – 1:13:09

5º – Rodrigo Lopes – 1:13:20

Meia Maratona – Feminino (Geral):

1ª – Luiza Cravo – 1:26:50

2ª – Babi Beluco – 1:27:47

3ª – Fabiana Correia Ferreira – 01:29:03

4ª – Ana Paula Vega Lamim Leal – 01:31:34

5ª – Rebecca Maria Núñez Acosta (Paraguai) – 01:34:03

Desafio 8km – Masculino (Geral):

1º – Marcelo Romano Souza Alexandre – 30:12

2º – Leonardo Tadeu Oliveira – 31’08

3º – Gilson Borsatto – 31’22

4º – Luciano Jambeiro – 31’33

5º – Fredi Edgar Villamayor Torales (Paraguai) – 32’43

Desafio 8km – Feminino (Geral):

1ª – Rozelene Rodrigues Padilha – 33:36

2ª – Mariana Fortunato – 33:53

3ª – Maria Mônica Elias de Matos – 34:19

4ª – Carolina Lima Della Monica – 35:45

5ª – Elaine Regina Pauly Cervilha – 38:00

Os resultados completos, com os tempos de todos os corredores e a classificação final de todas as categorias, estão disponíveis no site.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail