Educação de Laranjeiras do Sul é destaque em Seminário de Cooperação Pedagógica

O programa é uma iniciativa da Seed-PR e tem como objetivo apoiar os municípios paranaenses na melhoria da aprendizagem dos estudantes desde a Educação Infantil

O vice-governador do Estado, Darci Piana, assinou nesta terça-feira (15), o protocolo de intenções que reafirma o compromisso do Governo do Estado para a contínua ampliação das estratégias educacionais do programa Educa Juntos. Implementado no final de 2020, o programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) que tem como objetivo apoiar os municípios paranaenses na melhoria da aprendizagem e alfabetização dos estudantes desde a Educação Infantil.

Representando Laranjeiras do Sul e obtendo grande destaque, o vice-prefeito Valdemir Scarpari e a secretária de Educação, Maria Luiza Simões, estiveram no evento, em Curitiba, do Seminário de Cooperação Pedagógica com Municípios. “O objetivo é ampliar o suporte técnico e pedagógico aos municípios a fim de contribuir para melhoria da qualidade da oferta do ensino. Laranjeiras do Sul participou da elaboração de um material complementar que será disponibilizado via aplicativo para todo o Paraná”, relata orgulhoso o prefeito Berto Silva.

No evento também foram apresentadas as ações desenvolvidas no ano de 2021 em apoio à educação municipal no Paraná, e o que será desenvolvido durante o ano letivo de 2022. Entre as iniciativas estão formação continuada, fornecimento de material didático e de ferramentas tecnológicas que auxiliam no dia a dia das escolas.

“Estamos transformando a educação do Paraná numa educação moderna, necessária para os dias de hoje. Só com a educação transformamos um país. Somos o Estado que mais tem universidades estaduais no Brasil, temos 26 mil doutores no nosso Estado. E precisamos fazer com que a nossa educação básica cresça na mesma proporção. Queremos o Paraná como Estado inovador, para que tenhamos condições de competitividade no mercado externo”, disse o vice-governador.

Iniciativas mantidas

Neste ano, as principais ações do Estado na área de Educação para os municípios serão mantidas e ampliadas, como a distribuição do material didático do Programa Educa Juntos. No ano passado, foram entregues livros de Língua Portuguesa e Matemática para estudantes e professores do 1° e 2° anos do Ensino Fundamental. A ação beneficiou diretamente cerca de 180 mil estudantes.

Desta vez, serão atendidos cerca de 280 mil alunos, do 1° ao 3° ano do Fundamental. Além disso, a proposta envolve a oferta de suporte pedagógico e técnico, e a promoção de ações colaborativas para garantir qualidade do ensino público desde a base.

Combate ao abandono

Também em 2022 será ofertado o Sistema Educacional da Rede de Proteção (SERP) para 296 municípios, que aprimora o combate ao abandono escolar. O programa servirá para monitorar a frequência dos alunos e garantir o máximo de aproveitamento dos estudantes.

Por fim, a parceria entre Estado e municípios envolve o subsídio das secretarias municipais com material e estratégias pedagógicas para a retomada da aprendizagem dos estudantes.

Ações em 2021

Em 2021, uma das iniciativas ofertadas foi o sistema Registro de Classe Online (RCO) para mais de 330 municípios, beneficiando quase 3 mil escolas de redes municipais de ensino fundamental e de educação infantil da rede estadual.

Mais de 80% das escolas de ensino fundamental do Estado estão utilizando o sistema, que ainda conta com 2 mil aulas editáveis para os professores utilizarem o conteúdo da forma que preferirem.

Houve também a Prova Paraná, uma avaliação que faz um diagnóstico sobre os níveis de absorção dos estudantes para os conhecimentos considerados essenciais para cada etapa de ensino. Por fim, foi realizada uma formação sobre o material didático para mais de 15 mil professores de Língua Portuguesa.

Presenças

De Laranjeiras do Sul, além do vice-prefeito Valdemir Scarpari, da secretária de Educação, Maria Luiza, também estão participaram do encontro, Hamilton da Paz, Documentador Escolar e Gislaine de Azevedo, Coordenadora Pedagógica da Educação do Campo.

Também esteve o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes; o presidente da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa e líder do Governo, Hussein Bakri; o deputado estadual Nelson Justus; o diretor estadual de Educação, Roni Miranda; a presidente do Movimento Colabora, Fernanda Castro Marques; a conselheira estadual de Educação, Ozelia Lavina; e a coordenadora estadual da União dos Conselheiros Municipais da Educação, Ana Lúcia Rodrigues.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail