Empresários declaram apoio à criação da Universidade Federal do Iguaçu

Projeto do deputado federal Filipe Barros foi elogiado pelo presidente da Acils, Flávio Trento, e pela empresária e doutora em Administração de Empresas, Joice Fabrício

A proposta do deputado federal Filipe Barros de tornar universidades paranaenses os campus de Laranjeiras do Sul e de Realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) já causa expectativa. Nomes de destaque da sociedade laranjeirense declararam apoio ao projeto.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Laranjeiras do Sul (Acils), Flávio Trento, afirmou que a mudança deve impulsionar todo o comércio. “Uma reitoria da cidade vem se somar ao projeto de desenvolvimento da nossa região pois deixaremos de ser dependentes de decisões tomadas por uma administração que tem sede em Santa Catarina e vamos passar a gerir os recursos da Universidade de acordo com as necessidades e vocações da nossa comunidade. Com mais cursos, mais professores, mais alunos e mais recursos investidos, com certeza teremos mais movimentação no comércio e nos setores de serviços: é esta movimentação que faz a economia girar no sentido do crescimento, por isso somos totalmente favoráveis ao projeto de Filipe Barros.”

Flávio Trento: “teremos mais movimentação no comércio e nos setores de serviços”

Antigo sonho

No projeto de Filipe Barros, os atuais campus da UFFS formariam a Universidade Federal do Iguaçu (UFI), com reitoria em Laranjeiras do Sul. “O deputado tem agido com maestria no caso da remodelação do Instituto Federal do Paraná com a criação de três novas reitorias no interior, além de Curitiba. Por isso pedimos o apoio dele para que o antigo sonho se tornasse realidade, e com muita dedicação e estudo chegou-se a uma proposta corajosa e viável”, defende a doutora em Administração de Empresas e empresária Joice Fabrício. Para ela, a iniciativa de Filipe demonstra respeito com a região.

Joice Fabrício: “iniciativa de Filipe demonstra respeito com a região”

“A repercussão da proposta de mais uma Universidade Federal, a do Iguaçu,  está sendo excelente. Em todas as regiões do Paraná e até líderes gaúchos e catarinenses concordam em partilhar a UFFS dando autonomia estadual. Foi assim que criaram universidades em Minas Gerais, no Norte e Nordeste, e até no Rio Grande do Sul. É  o que faremos” – afirma o deputado.

Recursos

Dois deputados destinaram recursos de emendas individuais para a UFFS em 2022. Um deles é o deputado Aliel Machado, que outorgou uma verba de R$ 250 mil, enquanto a deputada Leandre repassará R$ 150 mil.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail