Enem 2021 teve horário de abertura dos portões alterada pelo INEP

O Enem ocorrerá nos dias 17 e 24 de janeiro para 5.783.357 estudantes inscritos

No próximo domingo (17), estudantes de todo o Brasil farão a primeira parte da versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A segunda será aplicada no dia 24 de janeiro, enquanto na versão digital, as provas acontecerão em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.  Em Laranjeiras do Sul, as provas serão feitas nos colégios Floriano Peixoto, Érico Veríssimo, Colégio Laranjeiras, Escola municipal Aluízio Maier, Teotônio Vilela, Escola Vereador Florindo Pellizari- CAIC e CEEP Profª Naiana Babaresco de Souza.


Professora dá dicas
A professora de língua portuguesa e literatura Maria Aparecida Carvalho, 'Ci', dá uma dica importante para os alunos que farão para as provas . “Não deixem o nervosismo tomar conta. É importante ler atentamente todas as questões e se possível, ler mais que uma vez. O Enem exige muito a interpretação de textos, portanto leiam com calma e atenção’’.
Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar do Enem como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.


Horários alterados
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) alterou o horário de abertura dos portões, antecipado agora em meia hora (passou das 12 horas para 11h30). A medida é para evitar aglomerações e proteger os candidatos contra a Covid-19. O Ministério da Educação e Cultural (MEC) lembra ainda que a aplicação das provas seguirá o horário oficial de Brasília, sendo:
11h30 – Abertura dos portões
13 horas – Fechamento dos portões
13h30 – Início das provas
19 horas – Término das provas do 1º dia
18h30 – Término das provas 2º dia


Cuidados
O equipamento de proteção poderá ser retirado apenas para a identificação dos estudantes, para comer e beber. Toda vez que retirarem a máscara, os participantes não devem tocar na parte frontal dela, e devem, em seguida, higienizar as mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador. 
Quem for diagnosticado com covid-19 ou apresentar sintomas da doença, ou de outra infectocontagiosa até a realização do exame, deve comunicar o Inep pela Página do Participante e pelo telefone 0800 616161. Esses candidatos terão direito de participar da reaplicação do Enem nos dias 23 e 24 de fevereiro.


História
O Enem foi instituído, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame aperfeiçoou sua metodologia em 2009, e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas. 
 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail