Entenda o que é e por que não se comemora Dia de Ação de Graças

O feriado é o mais importante dos Estados Unidos, mas por aqui não possui muitos adeptos além de instituições e famílias de origem americana

O Dia de Ação de Graças é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos. Por lá, a comemoração, que acontece na última quinta-feira de novembro, supera até mesmo o Natal e o Ano Novo. Aqui no Brasil, a data não é muito popular e a celebração dos norte-americanos pode soar um pouco confusa para os brasileiros. O que, anual se comemora no Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving? E por que não é celebrado da mesma forma no Brasil?


O que diz a tradição
Uma das tradições do Dia de Ações de Graças é dizer as razões pelas quais se é grato no ano. Uma oportunidade de reetir sobre o que passou e pedir prosperidade para o ano seguinte. É também um momento em que, historicamente, as famílias viajam para carem juntas e, de certa forma, dão início às celebrações de m de ano, os chamados “holidays”. 
A tradição é que durante todo o dia sejam preparadas comidas especiais dessa data como peru, pão recheado, purê de batatas, nozes, cranberries e torta de abóbora e de maçã. O tom familiar de ação de graças faz com a celebração seja, em algumas regiões dos Estados Unidos, mais importante até mesmo que o Natal e o Ano Novo.


Por que não comemoramos no Brasil
O principal motivo pela falta de comemoração do Dia de Ação de Graças no Brasil é justamente o mesmo que envolve a sua origem. Como o Brasil foi colonizado por Portugal, e não pela Inglaterra, a maioria dos costumes e celebrações veio da cultura portuguesa. Juntamente com as anuências africanas e indígenas.
No Brasil, o Dia de Ação de Graças não é feriado e sua comemoração é, geralmente, restrita às escolas de língua inglesa, às empresas de origem americana e às famílias que seguem a religião protestante. 
Instituições como o Comitê Brasileiro do Movimento de Resgate do Dia Nacional de Ação de Graças trabalham para ampliar a conscientização sobre a data. O grupo busca há 15 anos trabalhar para estimular na sociedade brasileira a cultura do agradecimento a Deus, às pessoas, às instituições e à Pátria. No site do projeto, há sugestões de como comemorar e receitas para fazer.
 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail