Está chegando em Laranjeiras a 28ª edição da Transparaná

“28ª edição da maior corrida de jipes do Brasil trará mais de 300 pessoas para cidade, fomentando diversos setores da economia local”, explica Rafael Nascimento

Está chegando em Laranjeiras do Sul a 28º edição da maior corrida do Brasil: a Transparaná! O evento reúne jipeiros em uma competição que liga a costa oeste com a costa leste do Paraná, através de seus “caminhos históricos”, antes percorridos por desbravadores, tropeiros, colonizadores, índios, jesuítas, etc. Atualmente, é considerado uma importante vitrine de mostra da história paranaense e brasileira e das potencialidades econômicas, turísticas e agrícolas dos municípios hospedeiros.

Sendo um evento do Governo do Estado, Transparaná é o rally mais antigo do País. Para o governador Carlos Massa Ratinho Jr., a ideia é fazer com que ele cresça, aos poucos, e ganhar a inclusão de motos e bicicletas. “É um sucesso e, mesmo com as dificuldades da pandemia, está reanimando o turismo”, disse ele. “Ele passa pela zona rural, por trilhas, reconecta as pessoas com a natureza. Ano passado praticamente não tivemos nada no esporte e a expectativa é que o evento seja um pontapé nos eventos”, continuou.

Conforme o secretário de Esportes de Laranjeiras, Rafael Nascimento, o evento trará muitos benefícios para cidade, fomentando a economia local. “O prefeito Berto Silva determinou que fizéssemos um projeto onde Laranjeiras, através do esporte, induzisse o turismo e o mercado. E é neste sentimento que trouxemos o Transparaná, um evento que contempla apenas quatro cidades de todo Estado, para fortalecer várias redes, como a de hotelaria, combustível, gastronomia e cultural, trazendo entretenimento para população nesses dias de carnaval”, detalhou.

Programação – Categoria Rally 4×4

“Com início na quarta-feira de cinzas (2), no Parque de Eventos, a programação contará com uma sessão de brincadeira”, explica o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul (Acils) e competidor, Flávio Trento. “Vale muito a pena assistir; é um momento de treinamento, onde calculamos velocidades, erros, possíveis capotamentos etc”.

Dia 28 de fevereiro

14 horas – Abertura da secretaria de prova, dentro da Hidrelétrica Itaipu Binacional

18 horas – Brefing e largada Promocional ITAIPU BINACIONAL (Passagem na rampa da CBA)

20 horas – Coquetel e Show de luzes da Hidrelétrica Itaipu binacional

Dia 1 de março

8 horas – Largada etapa Foz / Cascavel – (pernoite em Cascavel)

18 horas – Premiação da Etapa no Autódromo de Cascavel

Dia 2 de março

08 horas – Largada Etapa Cascavel / Laranjeiras do Sul – (pernoite em Laranjeiras)

18 horas – Premiação da Etapa

Dia 3 de março

08 horas – Largada Laranjeiras do Sul / Guarapuava – (pernoite em Guarapuava)

18 horas – Premiação da Etapa

Dia 4 de março

08 horas – Largada etapa Guarapuava / Imbituva – (pernoite em Imbituva)

18 horas – Premiação da Etapa

Breve histórico

O projeto nasceu da ideia de alguns jipeiros do Jeep Clube de Curitiba, no início da década de 90, que acreditavam no sucesso de um evento dessa magnitude. No entanto, por inúmeros motivos, só foi colocado em prática somente no ano de 1994, onde se iniciou os preparativos para a realização do evento que seria o primeiro Transparaná.

Nesses primeiros momentos, a rota era de Londrina, no norte do Estado, ao litoral paranaense, percorrendo a extensão de 680 quilometros. Esse primeiro evento contou com a participação de 88 veículos, tendo um deles sido pilotado pelo conhecido piloto Wilson Fittipaldi.

Já na primeira experiência, o Transparaná foi de grande sucesso e a idéia dos nossos amigos vingou e passou a fazer parte do calendário oficial do Jeep Clube de Curitiba que em todos os anos seguintes o teve coroado de pleno êxito e ano a ano vem evoluindo, contando com o aumento significativo de participantes e com as evoluções tecnológicas de veículos e produtos off-road.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail