Estudantes avaliam prova após preparação atípica

Estudantes avaliam prova após preparação atípica

O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminou no domingo (24). Foram duas provas com 45 questões de ciências da natureza – biologia, física e química e – 45 de matemática, feitas em cinco horas de exame. O gabarito da edição impressa será divulgado na quarta-feira (27).
Estudantes de Laranjeiras do Sul que fizeram a prova contam da experiência. “Achei que algumas questões davam para relacionar apenas pelo enunciado, onde já continha a resposta. Estava complicado por se tratar das exatas,  onde sempre tive dificuldade’’ afirma Skalart Gonçalves.
Este é o 4º Enem que a estudante faz. Comparando a última edição às dos outros anos, os enunciados estavam mais curtos, segundo ela. “Ficou melhor porque não se perdeu tanto tempo lendo-os. Ajudou na interpretação’’.
Letícia Malherbi Byczkovski considerou a prova extensa. “Foi longa e complexa, estava difícil e os conteúdos eram muito específicos, não abrangendo várias áreas de conhecimento’’. 


Estudos
Pelo fato do ano passado os alunos terem ficado distantes das salas de aula e seguido a plataforma online, alguns sentiram dificuldades no Enem, principalmente da prova de exatas.
”Foi muito mais complicado na hora do estudo. Havia muito com o que me distrair e mesmo que os professores tentassem ajudar não surtia o mesmo efeito de quando em uma sala de aula. Fora que os assuntos da área de exatas são muito melhor absorvidos quando você pratica fazendo exercícios e experimentos, o que foi mais complicado de fazer nesse período’’, conta João Roberto de Camargo de Oliveira.
Letícia afirmou também que o modo de estudo atrapalhou, pois a concentração era perdida com muita facilidade e os conteúdos não eram absorvidos 100%.


Reaplicação
Os candidatos que não puderam participar do Enem por estarem com sintomas de covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa e aqueles que não conseguiram fazer as provas por problemas logísticos podem, já podem pedir para participar da reaplicação do Enem na Página do Participante. O sistema ficará aberto até o dia 29.
As notas do Enem podem ser usadas para acessar o ensino superior, através de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail