Estudantes da UFFS criam produtos alimentícios com matérias-primas produzidas na região

O projeto faz parte de duas disciplinas: Empreendedorismo e Inovação (Ciências econômicas) e Marketing e Desenvolvimento de Produtos (Engenharia de alimentos)

Muitos são os projetos desenvolvidos pela Universidade da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, que sempre surpreendem pela inovação e qualidade do que é produzido e apresentado pelos alunos.

De 30 de março a 11 de abril, foi a vez de estudantes dos cursos de Ciências Econômicas e Engenharia de Alimentos desenvolverem e apresentarem uma atividade proposta pelos professores Tiago da Costa, na disciplina de Empreendedorismo e Inovação, e Eduarda M. Bainy, na disciplina de Marketing e Desenvolvimento de Produtos. Os alunos trabalharam em amostras de novos produtos alimentícios.

Produtos

Os estudantes de Ciências Econômicas desenvolveram salgados veganos e low carb. Já os acadêmicos de Engenharia de Alimentos desenvolveram iogurte com geleia de morango orgânico (com teor de açúcar reduzido), sorbet de açaí Juçara com jabuticaba, mingau instantâneo com cogumelo maitake (para pacientes disfágicos em tratamento quimioterápico ou radioterápico) e chá-mate solúvel saborizado com guabiroba desidratada.

Salgados veganos e low carb

Objetivos

No curso de Engenharia de Alimentos, a atividade teve como objetivo aplicar o processo de desenvolvimento de produtos na prática, visando a realidade da comunidade regional, utilizando os laboratórios com infraestrutura completa e apoio de docentes e técnicos da universidade. A maioria dos produtos empregaram matérias-primas produzidas na região, com parceria de agricultores locais e projetos de extensão e de pesquisa. Os produtos visaram atender a necessidade dos consumidores e também para posterior transferência de conhecimento e tecnologia para agroindústrias e pequenas empresas locais.

Para a professora Eduarda essa experiência contribui para o desenvolvimento das competências comportamentais dos estudantes. “Como por exemplo: trabalho em equipe, comunicação, proatividade, criatividade e planejamento, além do conhecimento técnico”.

Já no curso de Ciências Econômicas, conforme o professor Tiago, o intuito foi desenvolver um produto inovador e um plano de negócio para salgados veganos/low carb. “O objetivo é fomentar o potencial empreendedor dos acadêmicos do curso”.

O docente conta ainda, que a atividade foi realizada a partir da elaboração de um briefing e, depois de uma série de testes foram desenvolvidos os produtos e apresentadas e avaliadas as amostras-conceito. “O principal resultado da atividade foi a compreensão, por parte dos estudantes, dos desafios e necessidades do processo de empreender”.

Os acadêmicos entregaram amostras dos produtos desenvolvidos e um plano de negócio e previsão dos aspectos necessários para implementação do negócio com viabilidade. As amostras e o plano de negócio também foram apresentados para empreendedores de Laranjeiras do Sul, para a doutora em nutrição Larissa Costa e para o doutor em Administração Fernando Zatt, ambos servidores do Campus Laranjeiras do Sul.

Além dos estudantes, participaram da fase de desenvolvimento dos produtos a professora Eduarda Bainy, o professor Miguel Carvalho, a agrônoma e mestre Beatriz Maia e a empreendedora Solange Longen.

“Essas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos da UFFS visam aplicar os conhecimentos teóricos da sala de aula para beneficiar a comunidade na qual a universidade está inserida. Esse é um dos diferenciais de estudar em uma universidade federal, pública, totalmente gratuita, popular e de qualidade”, conclui a professora Eduarda.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail