Formada a primeira turma do “Laranjeiras Tecnológica”

Berto Silva também anunciou no evento o futuro tecnológico na cidade, ressaltando que haverá uma nova secretaria em sua gestão

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (27), no Cine Teatro Iguassu, a prefeitura de Laranjeiras do Sul entregou certificados para a primeira turma do projeto “Laranjeiras Tecnológica” – Centro de qualificação profissional e empregabilidade. O projeto engajador de qualificação foi formatado em parceria com a Viasoft, uma empresa sediada em Pato Branco e que é referência em tecnologia no estado do Paraná e visa qualificar jovens e adultos para o mercado de trabalho.

“Esse é um projeto piloto no Paraná que atraiu atenção de todas as autoridades do Estado. É inegável que o mundo da tecnologia está de olho em Laranjeiras neste momento e isso é ótimo. A partir de uma experiência exitosa, as pessoas querem fazer igual. A pretensão é de que a ação se amplie para que todos os municípios tenham suas células tecnológicas”, afirmou o prefeito Berto Silva.

Processo

Dos 60 alunos que iniciaram o curso, egressos de um processo de seleção que contou com 309 inscritos, 46 receberam o certificado de conclusão. Isto porque alguns desistiram e outros foram desligados. Para o prefeito Berto Silva, o resultado obtido provém do esforço e dedicação dos alunos que concluíram o projeto.

Além disso, os melhores que se destacaram já serão contratados pela empresa e farão parte da equipe da Viasoft a partir do mês de fevereiro. “Cada posto de trabalho gerado equivale a seis cargos em diante. Esses estudantes são as estrelas de inovação que vão conectar Laranjeiras do Sul ao mundo. Tudo isso graças às ações conjuntas do tripé empresas, prefeitura e a academia”, adicionou Luiz Marcio Spinosa, Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária.

O curso de capacitação foi custeado pelo município e os beneficiados receberam bolsa de R$ 800 mensais pagos pela administração. O CEO da empresa Viasoft, Itamir Viola destacou que a expectativa da parceria foi superada, já que no início do programa apenas 20% dos inscritos seriam contratados e agora pelo menos metade dos estudantes serão convocados.

“Ficamos surpresos com a altíssima qualidade dos alunos que participaram do processo de formação. Estou muito satisfeito com a prefeitura e com todas as pessoas que trabalharam para que o processo fosse possível. Temos perfil de bons profissionais, de pessoas que se dedicaram muito além do que foi solicitado. Por isso temos total certeza que grandes profissionais aqui de Laranjeiras do Sul estarão trabalhando junto com a gente na Viasoft”, afirmou Viola.

Laranjeiras e o futuro tecnológico

Na oportunidade, Berto Silva revelou também novidades para a cidade. “Prevemos para Laranjeiras uma secretaria de Educação, Cultura, Tecnologia e Inovação; com departamento específico para a área de tecnologia e inovação. Tudo isso em parceria com Guarapuava. Além disso, já no inicio de fevereiro, escolas dos municípios serão dotadas de notebooks para professores e alunos. A tecnologia está em tudo, desde uma pequena propriedade fazenda, uma mercearia de esquina até grandes industrias, quem não se adequa fica para trás”.

Presenças

Além do prefeito Berto Silva, do vice-prefeito, Valdemir Scarpari; secretários municipais; vereadores; alunos selecionados e seus familiares, também participaram da cerimônia, Geri Natalino Dutra, Diretor Executivo do Parque Tecnológico de Guarapuava; Savio França Denardi, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Guarapuava e Luiz Marcio Spinosa, Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Instituição do Governo que apoia as pesquisas no Estado do Paraná.

Empresa

A Viasoft é uma empresa fornecedora de soluções em software de gestão completas e orientadas às melhores práticas de gestão empresarial. Com mais de 30 anos de mercado, a empresa é especialista nos segmentos em que atua, o que torna a escolha mais inteligente às empresas que buscam evolução, inovação e desenvolvimento.

Atualmente, a viasoft conta com cerca de 500 colaboradores diretos, e no ano de 2020 a empresa foi reconhecida como uma das melhores empresas do Brasil para se trabalhar, recebendo certificação GPTW (Great Place to Work).

O Centro de qualificação profissional e empregabilidade está localizado na Rua XV de Novembro, Bairro São Francisco, nº 3227.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail