Gilmar Negretti apresenta projetos e esclarece questionamentos na Câmara

Responsável pela pasta de Agricultura de Laranjeiras, ele foi o segundo secretário a visitar a Casa para abordar questões pertinentes à administração

Visando responder questionamentos da população e apresentar ao público as principais ações de cada pasta do Poder Executivo, durante as próximas reuniões da Câmara de Laranjeiras do Sul, os secretários municipais serão convidados para fazer o uso da palavra. Na segunda-feira (9), durante a 24ª sessão ordinária de 2021, foi a vez do secretário de Agricultura, Gilmar Negretti. Ele foi o segundo gestor a participar, logo após a vinda do responsável por Obras e Urbanismo, Leoni Luiz Meletti-Tilim.

Plano Safra

Negretti iniciou explanando sobre o Plano Safra para 2021, tendo em vista o aumento significativo no valor dos produtos. “Tivemos um crescimento de agricultores interessados, chegando próximo de 440 produtores, ao mesmo tempo que o país enfrenta um aumento no valor dos produtos. Por outro lado, o Poder Executivo esteve sempre firme com o objetivo de melhorar o programa. Então em 2021 a prefeitura investiu mais recursos – cerca de R$ 2 milhões de reais – para que pudéssemos continuar atendendo com excelência”, destacou.

Artesianos e redes de água

O secretário também comentou a questão das redes de distribuição de água e perfuração de poços artesianos nas áreas rurais. Segundo Negretti, a prefeitura está concluindo a instalação de 10 quilômetros de rede para atender 45 famílias na Comunidade da Linha Pechinski, dependendo apenas da instalação da bomba que é tarefa da Sanepar. O Poder Executivo também atendeu ao Campo Verde, com cerca de 4 quilômetros de rede e a Colônia União, com mais 15 km. A prefeitura também pretende ampliar a extensão em propriedades do Rio Laranjeiras, Barro Preto e Vera Cruz.

Castramóvel

Recebendo indagações dos vereadores e do público por meio das redes digitais, o secretário também respondeu questionamentos sobre a causa animal. Conforme Negretti, por conta da pandemia os atendimentos do Castramóvel foram paralisados, mas as atividades serão retomadas no final de agosto na comunidade da Vila das Palmeiras, sendo que a programação por bairros seguirá sempre na última semana de cada mês. Sobre a castração das fêmeas, Gilmar explicou que em uma ação conjunta entre as secretarias de Agricultura, Saúde, Educação e Ação Social estão sendo realizados treinamentos no objetivo de iniciar este serviço.

Sobre o número de atendimentos programados, Negretti explicou que para a primeira etapa há o objetivo de castrar cerca de 200 animais. Já sobre a inscrição, o secretário destacou a necessidade do preenchimento de alguns requisitos, como pertencimento pelo munícipe ao Cadastro Único, pelo menos neste primeiro momento. Ele também destacou que, para os munícipes serem contemplados, não há custos. Na oportunidade, visando acrescentar ao debate, os vereadores apresentaram a intenção de criar um Conselho Municipal da Causa e uma associação de defensores dos animais em parceria com a comunidade.

Outras ações

Outros dados explanados por Negretti foram sobre os atendimentos do Porteira Adentro. Conforme ele, em 2021, a pasta atendeu 104 produtores. Além disso, a Agricultura tem alguns projetos em andamento, a exemplo da criação do programa de Hortas Comunitárias. O terreno para o projeto piloto fica localizado em frente ao Lago Municipal.