Grupo Correio lança revista sobre erva-mate

Em 28 páginas, “Guia do Mate” aborda informações históricas, aspectos econômicos, culinária e entrevistas com personagens famosos pelo consumo de chimarrão ou tereré.

O Grupo Correio lançou neste fim de semana a revista “Guia do Mate”. O material é destinado aos adeptos da erva-mate. O material chega aos assinantes dos jornais Correio do Povo do Paraná e Extra de Guarapuava na terça-feira (6). Neste domingo (4), o Guia foi apresentado no programa do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância do Iguaçu, às 10 horas, na Connect TV, no Facebook e YouTube.

O projeto foi comandado pelo gerente da Gráfica Correio – responsável pela parte comercial da revista – e pelo jornalista Juliam Nazaré – que selecionou pautas, coletou entrevistas e pesquisou sobre o assunto.

Concurso da capa

Em abril de 2021, quando o projeto era embrionário, o Correio lançou o concurso de capa do Guia. O chefe do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância do Iguaçu, Cleberson Gonçalves, e o paraguaio radicado no Brasil Victor Rivas foram os jurados. O modelo escolhido foi criado pela designer Skalart Gonçalves.

“O Guia do Mate surgiu para substituir o Guia da Cerveja, que com a pandemia foi impossibilitado. A diretoria me pediu um novo projeto e eu pensei num material sobre o tereré. Por conta do lançamento cair no inverno, acreditamos ser interessante expandir para a erva-mate como um todo. Contamos com empresas ervateiras da região, uma do Sudoeste e a maior do ramo do Paraguai. No final, faltou espaço para tanto conteúdo idealizado. Agora é esperar a repercussão e já planejar a segunda edição para o próximo ano ”, disse o responsável pelo setor comercial da revista, Antonio Dias.

Conteúdo

O Guia do Mate possui 28 páginas. Nelas, os leitores encontrarão informações sobre a origem da erva-mate, fatos históricos e curiosos, como a proibição do consumo no início da colonização hispano-lusitana. O sucesso da erva paraguaia no Brasil, os aspectos econômicos do produto, além de uma entrevista com uma nutricionista que revela os benefícios e os cuidados devidos ao se tomar tereré e chimarrão. Histórias de personalidades paraguaias, gaúchas e tradicionalistas envolvidos com o mate também estão presentes. Os leitores também poderão apostar nas receitas selecionadas pelo especialista Heroldo Secco Júnior.

“O chimarrão e o tereré são duas bebidas adotadas pelo povo paranaense, são sinônimo de alimentação saudável e ainda assim são muito populares. A revista tem o intuito atender, jornalisticamente falando, um grande público interessado num assunto que pode ser abordado do ponto de vista histórico, econômico, informativo e do entretenimento. Até então a erva-mate, por mais nítida a presença dela na cultura paranaense, não havia ganhado o espaço que merece. Nossa missão é suprir essa carência”, afirmou o editor-responsável, Juliam Nazaré.

“Para se ter uma ideia, de acordo com o IBGE, o Paraná concentrou 87% da produção total de erva-mate cultivada à sombra do país em 2019. Do total de 393 mil toneladas, 345,09 mil saíram do Estado, especialmente da região Centro-Sul. O setor possui forte impacto social, gerando empregos ao longo da cadeia produtiva. A estimativa é que a cadeia do mate envolve 100 mil pessoas no Estado. Por tudo isso, é com muito orgulho que apresentamos neste Guia do Mate um retrato e uma homenagem a este produto tão singular e que seguirá encantando gerações. Desfrute e delicie-se”, afirmou a diretora do Grupo Correio, Joice S. Fabricio.