Secretarias de Laranjeiras promovem campanha para reciclagem do óleo de cozinha usado

Assistência Social e Agricultura lançam o projeto com o objetivo de conscientizar a população sobre a poluição do meio ambiente

O óleo de cozinha usado contamina milhares de litros de água se descartado de maneira incorreta. Nenhum tipo de óleo pode ter como destino pias, bueiros, ralos ou guias de calçadas, isso porque impactam negativamente o encanamento e também poluem a água.

É possível dar um destino correto para esse material, como por exemplo, fazer sabão. Isso preserva matéria-prima, incentiva a reciclagem e evita que mais litros de óleo sejam descartados de maneira incorreta.

Pensando em colaborar com a preservação do ecossistema eliminando o problema de um item que, apesar de biodegradável é um poluidor e grande contaminante, as secretarias de Assistência Social e Agricultura, em parceria com a empresa Herança Produtos de Limpeza e Clubes de Mães de Laranjeiras, lançaram a campanha de reciclagem do óleo de cozinha usado.

O objetivo da iniciativa é conscientizar a população da importância da preservação do meio ambiente, através do trabalho de cada família e propor estratégias para conscientização.

Como funcionará

Os clubes de mães é quem ficarão responsável pela coleta do óleo. O que for coletado, vai ser entregue para a empresa Herança Produtos de Limpeza, que devolverá aos clubes de mães, a cada 10 litros de óleo, cinco litros de sabão líquido, que será dividido entre as integrantes de cada Clube de Mães. A entrega do produto na empresa será quinzenalmente, sendo que cada presidente entregará o óleo usado na empresa onde será realizada a troca.

Separação do Óleo

1° – Deixe o óleo esfriar por pelo menos 30 minutos

2° – Passe o óleo usado em uma peneira e funil para tirar resíduos de alimentos e armazene em garrafa plástica

3° – Feche a garrafa para evitar odores e insetos

4° – Limpe os itens usados com guardanapo

5° – Leve a garrafa ao ponto de entrega (Clubes de Mães)

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail