Implantada em Laranjeiras, escola Cívico Militar tem grande procura

Representando o Núcleo Regional de Educação, Lídio dos Santos, explica sobre o ensino no colégio Érico Veríssimo

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.
O modelo tem o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas, baseando-se no alto nível dos colégios militares.

Em conversa com o Correio do Povo, Lídio dos Santos, representando o Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras, explana como trouxe esse programa à cidade. 

Lídio explica que teve a ideia defendida pelo então chefe da Casa Civil, o deputado Guto Silva e depois, quem acompanhou e conquistou a autorização da implantação do Colégio em Laranjeiras foi o deputado Gugu Bueno. Trabalhando em busca de recursos para à educação regional, a aceitação dos munícipes quanto à implantação do programa no colégio Érico Veríssimo é perceptível. “Conseguimos em 2020, implantar o colégio integral em Laranjeiras e o cívico trouxe o anseio não só do município, mas da região” explana Lídio.

O programa ainda está sendo implantado, porém já tem em seu quadro um diretor militar e os recursos básicos para o funcionamento. “Ao longo do tempo tenho certeza que trará muitos benefícios à educação de Laranjeiras”, ressalta.

Vagas

A procura do ensino militar tem tido a participação de alunos de cidades vizinhas e dessa forma quer-se expandir a proposta apresentada. Segundo o representante o ensino médio foi pensado para atender os alunos até a conclusão das duas modalidades de ensino, com muitos alunos interessados no novo modelo.

Diferente das escolas militares, as cívico-militares são instituições públicas comuns em que a gestão administrativa e de conduta são de responsabilidade de militares ou profissionais de segurança, enquanto a gestão pedagógica fica a cargo de pedagogos e profissionais da área. “Fiquei feliz em participar do processo, pois desde o início várias organizações na cidade foram favoráveis à implantação da educação militar. Foi uma grande conquista para a nossa região”, conclui.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail