Laranjeiras: cresce a procura por pós-graduação durante a pandemia

Profissionais buscam especialização EAD para aumentar o grau de empregabilidade, apontam gestores da Uninter e Unicesumar

Em virtude da pandemia, muitos profissionais optaram por aperfeiçoar seus conhecimentos por meio de cursos de especialização, é o que mostra o estudo feito pelo Instituto Semesp, entidade que representa as mantenedoras do ensino superior no Brasil. O número de alunos matriculados em cursos de pós-graduação foi de 1,3 milhão, o que resulta num crescimento de 4,8% em 2021 em comparação a 2019, antes da pandemia.

Ao reinventar suas aulas no formato híbrido, os estudantes apesar de sentirem a falta da convivência com os colegas, ficaram satisfeitos por não precisarem se deslocar até o local das aulas.

Local

Na região não foi diferente. Segundo Nilton Batista, responsável pelo polo da Uninter em Laranjeiras. “Houve uma grande procura pelos cursos de pós-graduação durante a pandemia. Muitos alunos desistiram do presencial e buscaram continuar estudando pelo EAD, o que fez surgir maior demanda por esta modalidade. A pandemia contribuiu para que a mentalidade das pessoas mudasse. O ensino presencial está em decadência e o EAD cresceu consideravelmente nestes dois anos. Muitos cursos mudaram para o EAD para suprir a necessidade e adaptar-se à pandemia.”

De acordo com Nilton, houve um crescimento de 30% no número de matrículas na região, e segundo ele, nos últimos anos a demanda de jovens teve grande crescimento, e os idosos também procuraram mais pelos cursos.

A gestora da Unicesumar, Monik Vieira diz que em 2020 houve congelamento dos cursos de pós-graduação, com desistências e pouca procura. “Talvez pela insegurança sobre o futuro, diante de tudo que estava ocorrendo. Porém, neste ano a realidade mudou, e o que mais se escuta dos alunos é sobre estudar para tornar-se mais competitivo no mercado e melhorar o currículo. Em outros casos, era sobre gostar de estudar e aproveitar o momento da quarentena.”

Ainda conforme Monik, a Unicesumar teve uma evasão de 30% dos alunos no início da pandemia, mas o quadro mudou e em 2021 houve uma demanda de 50% a mais em matrículas da pós-graduação, na faixa etária dos 40 anos, comparado com o ano passado.

Cursos requisitados

Na Uninter, os cursos mais procurados foram Administração e Educação Física. Enquanto isso, na Unicesumar cursos de gestão, como MBAS e especialização em Educação Especial, foram os mais requisitados.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail