Laranjeiras do Sul recebe Workshop do Programa PlanificaSUS

“Toda a equipe da unidade de saúde receberá capacitação adequada, desde o médico à prestadora de serviços gerais”, ressalta o secretário de Saúde

Laranjeiras do Sul receberá na próxima terça-feira (22), o workshop de expansão do programa PlanificaSUS, que visa a capacitação dos profissionais de saúde da Atenção Primária. O objetivo do encontro é aprimorar os serviços para avançar na assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma integrada, garantindo qualidade nas ações para a população. Além de Laranjeiras do Sul, estarão presentes neste seminário representantes dos municípios de  Cantagalo, Marquinho, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond. O evento será sediado no Cine Teatro Iguassu, das 9 horas às 16 horas.

Desenvolvimento

Trata-se de um projeto piloto desenvolvido por meio do apoio técnico do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass). O PlanificaSUS tem o intuito de propor a reorganização dos processos de trabalho das equipes que atuam nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH), para que se consolide a Rede de Atenção à Saúde e o cuidado integral ao cidadão. No caso de Laranjeiras do Sul, o projeto piloto vai ser implantado na Unidade de Saúde do Jardim Iguaçu (Vila Palmeiras).  Por este motivo, a Unidade estará fechada na terça-feira, já que todos os funcionários estarão participando deste workshop.
Segundo o secretário de Saúde Valdecir Valicki, o projeto é de grande valia para a microregião . “De cada unidade estabelecida pelo município participante do workshop, comparecerão todos os funcionários, desde o médico à prestadora de serviços gerais. A equipe completa receberá capacitação adequada”.

Programa

O PlanificaSUS foi proposto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e tem parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Ministério da Saúde (MS). É composto por etapas, operacionalizadas por meio de workshops e oficinas tutoriais. Trata-se de uma estratégia de educação permanente que busca consolidar a operacionalização plena da Rede de Atenção à Saúde (RAS), por meio da implantação metodológica da Planificação da Atenção à Saúde (PAS). Visa desenvolver competências, habilidades e atitudes necessárias às equipes técnicas e gerenciais para organizar, qualificar e integrar os processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH) com foco nas necessidades de saúde dos usuários.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail