Laranjeiras: Legislativo inicia trabalhos de 2023 destacando amparo do Executivo

“Nosso objetivo é manter o trabalho que adotamos na gestão, pautando projetos importantes para a cidade e que façam a diferença às pessoas”, ressaltou o presidente da Câmara Carlos Alberto Machado

No último dia 6, o plenário da Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul, retornou aos trabalhos. Dessa forma, projetos de lei e indicações de serviços voltaram a ser debatidos.

Para inaugurar a atuação parlamentar em 2023, os vereadores realizaram a sessão ordinária que marcou a retomada das atividades, sob o comando da nova Mesa Diretora.

A reunião contou com a presença do prefeito Berto Silva e do vice Valdemir Scarpari, que entregaram a mensagem do Poder Executivo ao Legislativo.

Mensagem do Executivo

Em seu discurso, Berto Silva agradeceu a Câmara e cumprimentou a condução da administração parlamentar.

Ele também reiterou a proximidade com o Legislativo, almejando continuar a harmonia entre os Poderes. “Em 2021 e 2022, devolveram mais de R$ 1,5 milhão aos cofres do Executivo, valor que auxiliou e continuará amparando diversas frentes”, afirmou.

Ele lembrou também da parceria em um dos principais projetos da administração, o Dinheiro na Comunidade. “O Legislativo nunca faltou. O compromisso é continuar o diálogo e o respeitoso relacionamento institucional”, destacou Berto Silva.

Segundo o prefeito, quanto às principais agendas da administração, após os avanços assinalados na infraestrutura, o município quer acelerar o atendimento social, sobretudo a partir da regularização fundiária e da construção de moradias populares.

Com isso, espera contar novamente com apoio do Poder Legislativo. “O aluguel corrói a renda. A ideia é o município subsidiar o terreno de valor simbólico, a partir de aprovação legislativa, a quem pode pagar. O recurso da venda do terreno comporá um fundo para atender a construção de moradia àqueles que não podem pagar, especialmente pessoas vivendo em situação de risco”, explicou.

Educação e emprego

Berto ressaltou que cuidar da base educacional é a principal responsabilidade, assinalando que a educação seguirá com agenda prioritária.

A geração de emprego e renda também permanecerá recebendo olhar especial do Governo, por meio de investimentos nas micro e pequenas empresas a partir da distribuição de barracões industriais, ou por meio da busca de grandes investimentos em outros centros. “O social passa pelo fortalecimento dessas outras duas agendas: educação e geração de emprego e renda”, concluiu o prefeito.

Parceria

O presidente da Câmara, Carlos Alberto Machado-Magrão, garantiu que continuará atendendo aos interesses da comunidade em parceria com o Executivo. “Nosso objetivo é manter o trabalho que adotamos na gestão, pautando projetos importantes para a cidade e que façam a diferença às pessoas”, frisou.

De acordo com Magrão, o Legislativo continuará intermediando as demandas da sociedade, dialogando com a prefeitura, fiscalizando e dando transparência aos atos. “Este ano será de muito trabalho. E que essa atuação resulte em uma cidade mais desenvolvida, produtiva e feliz”, finalizou o presidente.

A transmissão ao vivo da sessão de instalação em 2023 está disponível no Facebook da Câmara.