Liga do Bem: projeto une voluntários para ajudar aqueles que realmente precisam

Iniciativa começou em 2017, quando mais de 20 pessoas se juntaram para construir uma residência para um casal que havia perdido a guarda dos filhos

A “Liga do Bem” é um coletivo que envolve pessoas e organizações que têm se engajado em causas de necessidades assistenciais em Laranjeiras do Sul. Tudo começou ainda em 2017, quando um grupo de mais de 20 pessoas se uniu para a construção de uma residência para um casal que havia perdido a guarda dos filhos, devido à pobreza e problemas de saúde.

Após essa primeira iniciativa, parte do grupo decidiu continuar disponível para ajudar em outras ações sociais, surgindo a ideia de batizar o projeto de “Liga do Bem”.

Desde então, diversas outras ações foram realizadas, como: reforma e construção de residências para pessoas carentes; arrecadação e doação de roupas, alimentos e itens de higiene; visitas de apoio a asilos, hospitais e orfanatos; projetos de saúde em áreas urbanas e rurais; busca e divulgação de oportunidades de trabalho.

Construção da casa do Sr. Alcindo, 2021

Ao longo dessas ações, mais de 100 pessoas – incluindo voluntários, apoiadores e organizações – já se engajaram em ações assistenciais da Liga, arrecadando mais de 25 mil reais em dinheiro, além da doação de mão de obra e materiais.

“A Liga também tem feito parcerias com organizações sociais, igrejas, empresas, órgãos do poder público, trabalhadores autônomos e todos os demais interessados em fazer o bem!”, contou o participante T.C., que pediu para não ser identificado. 

Atualmente, os membros da Liga têm visado iniciativas de projetos assistenciais de apoio material a pessoas com diversas necessidades. Uma das premissas de quem se junta ao projeto é que não seja feita a identificação de quem ajuda, mas sim de quem precisa ser ajudado. Além disso, alguns dos valores do grupo são a empatia, o altruísmo, a generosidade, a compaixão e a solidariedade.

Mudando vidas

A mais recente ação realizada foi com a família do Sr. Alcindo, um senhor que perdeu os movimentos das pernas e vivia em uma situação precária, em um ambiente insalubre. “Nós [da família de Alcindo] não tínhamos condições de auxiliar o meu pai, mas depois que recebemos o apoio da Liga conseguimos construir a casa, onde ele pode se deitar e dormir no momento que quiser. Somos imensamente gratos por isso”, revelou Cida, filha do Sr. Alcindo. 

Ações futuras

Uma das próximas ações já mapeadas pela Liga é a montagem de armários coletivos em escolas públicas de Laranjeiras. Trata-se de um espaço em que as pessoas poderão trazer doações para os que mais precisam, no conceito da economia compartilhada. A iniciativa será acompanhada pela fundadora de um projeto semelhante em Florianópolis (Armário Coletivo).

Como participar

Como se trata de um projeto sem apoio financeiro e movido por voluntários, a única possibilidade da Liga ajudar alguém é pela mobilização dos seus membros.

Por isso, uma Rifa do Bem está sendo lançada para sortear uma fritadeira Air Fryer e um liquidificador, doados por um dos apoiadores da iniciativa.

Cada número vale R$ 5 e para adquiri-lo, se tornar apoiador ou membro da Liga, basta entrar em contato com a organização através de suas redes sociais:

Facebook: Liga do Bem Cantu

Grupo WhatsApp

Instagram:

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail