Maioria dos municípios não terá cerimônia de diplomação de eleitos

Na Cantu, apenas Guaraniaçu fará evento presencial. Os eleitos nos demais municípios poderão ir ao cartório eleitoral apenas para retirar seus diplomas ou imprimi-los no site do TRE-PR

Neste ano, por conta da pandemia e do aumento de casos de Covid-19 no Paraná, os juízos eleitorais têm a faculdade de decidir qual será a forma de realização da solenidade de diplomação, de acordo com as peculiaridades do município, do público, instalações físicas do prédio, limitações locais de acesso às ferramentas da internet e os protocolos sanitários vigentes. Poderão ser diplomados quem entregou a prestação de contas até o dia 15.


Quedas e Espigão
A Justiça Eleitoral publicou no último dia 7 o Edital 044/2020 onde informa que em Quedas do Iguaçu e em Espigão Alto do Iguaçu, os diplomas estarão disponíveis para os eleitos a partir das 14 horas do dia 17 de dezembro, no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).
Para os municípios de abrangência da 163ª Zona Eleitoral, a Juíza Eleitoral Amanda Vaz Cortesi Von Bahten decidiu por não realizar cerimônia para diplomação.
Dia 15 de dezembro também marca o fim do prazo para os eleitos transferirem as sobras de campanha ao órgão partidário, na circunscrição do pleito, conforme a origem dos recursos e a sua filiação partidária, adverte a Juíza.
Amanda esclarece que a diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta quem são, efetivamente, as pessoas que se elegeram e também seus suplentes, com a entrega do diploma devidamente assinado. Com a diplomação, a Justiça Eleitoral as habilita para assumir e exercer o mandato a que postularam, mesmo que haja recurso pendente de julgamento.
Os diplomas assinados serão disponibilizados no site do TRE-PR na data designada, momento em que os eleitos e os suplentes serão considerados diplomados.


45º zona eleitoral
Na 45ª zona eleitoral que atende Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro e Rio Bonito do Iguaçu também não haverá cerimônia presencial. Conforme informações do Cartório Eleitoral, foram agendados com os eleitos os horários para que possam retirar seu diploma nos dias 16, 17 e 18 de dezembro.


 Guaraniaçu
A 112ª zona eleitoral que abrange Guaraniaçu, Campo Bonito e Diamante do Sul fará, se não mudar, uma cerimônia presencial na sexta-feira (11), às 18 horas no Country Club de Guaraniaçu. Cada eleito poderá levar apenas um convidado e o evento não será aberto ao público atendendo as normas sanitárias.


Online
Os eleitos em Três Barras do Paraná, Catanduvas e Ibema não precisarão ir a um evento ou ao cartório eleitoral. Os diplomas de cada um deles estará disponível no site do TRE a partir do dia 16 de dezembro.
O mesmo acontece na 160ª zona eleitoral que abrange Pinhão e Reserva do Iguaçu. 
Na 203ª zona eleitoral, que contempla Candói, Cantagalo, Virmond e Goioxim, também não haverá cerimônia. A partir do dia 16 os diplomas estarão disponíveis para retirada no cartório eleitoral ou para serem impressos diretamente do site TRE-PR.
Não haverá diplomação presencial também nos municípios de abrangência da 134ª zona eleitoral que são Marquinho, Palmital e Laranjal. Os eleitos poderão retirar seus diplomas no cartório eleitoral ou imprimi-los a partir do dia 18.