Mais de mil pessoas passam por Laranjeiras para competições de Vôlei e Kickboxing
Com o fim dos eventos, o secretário de Esportes, Rafael Nascimento, se reuniu com o prefeito, Berto Silva, para tratar de incentivos à outras modalidades na cidade, visto o sucesso das disputas
Na última semana ocorreu em Laranjeiras do Sul dois eventos esportivos, a ‘Liga Sudoeste de Voleibol Masculino Sub-18’, e a ‘Copa Paraná de Kickboxing’. Cerca de mil pessoas, entre atletas e familiares, passaram pela cidade para prestigiar as modalidades. A equipe de Laranjeiras do vôlei finalizou a etapa local em segundo lugar. Na copa de kickboxing, todos os cinco representantes da academia Alfa e Ômega se destacaram subindo ao pódio.
Movimento na economia
O Correio do Povo conversou com o secretário de Esportes de Laranjeiras, Rafael Nascimento que fez um balanço sobre os dois eventos.
“Eventos como os que ocorreram fomentam o esporte, e são muito importantes pois fomentam a modalidade. Por exemplo, os dois eventos que tivemos recentemente, a Copa de Kickboxing e a Liga Sudoeste de Voleibol, atraem mais pessoas para praticar as atividades físicas, seja por lazer, ou por rendimento”.
O secretário afirma que, quando têm investimentos, o interesse do público aumenta, e isso fomenta as modalidades. “Porém, os eventos também têm outros objetivos, como alavancar o turismo esportivo, e como consequência aquecer a economia. Na Copa de Kickboxing, por exemplo, recebemos 400 atletas, e estes jogadores trazem consigo suas famílias. Então no total cerca de mil pessoas passaram por Laranjeiras, que gastam em restaurantes, na rede de hotelaria, no comércio em geral, e o mesmo ocorreu com a Liga Sudoeste de Voleibol”, explica Rafael.
Liga Sudoeste de Voleibol
Conforme o presidente da Ala Vôlei e organizador do evento, Jonatha Silva, a Liga Sudoeste de Voleibol cumpriu com seu propósito. “O evento foi muito positivo. Mas claro, queríamos ter sido campeões, porém, dentro do que eu esperava, do que nos programamos, que era preparar a equipe de Laranjeiras para futuras competições, como o Juventude do Paraná e a Liga Estadual de Voleibol Masculino Sub-18, nos saímos bem”.
A respeito da disputa, na última etapa realizada, a equipe de Laranjeiras ficou em segundo lugar. “Na primeira etapa ficamos em quarto lugar. E agora em casa etapa ficamos em segundo lugar em um jogo difícil, de final, que deu dois sets a um para o adversário”.
Jonatha enfatiza um contraste com as outras equipes. “Nosso time é todo composto por laranjeirenses, enquanto os das outras cidades haviam atletas de outros municípios, como Marmaleiro, Capanema e Prudentópolis. Então levando em consideração esta diferença e o fato de que nossa equipe estava com um desfalque, pois um atleta sofreu um ferimento no joelho, nos saímos bem”, explica o presidente.
Jonatha ainda ressalta outro lado interessante da disputa. “Queríamos fazer os atletas vivenciarem o ambiente esportivo, com suas famílias assistindo. É gratificante ver os filhos tendo o prazer de ver o pai, a mãe, a família em geral, assistindo ele”, finaliza.
Copa Paraná de Kickboxing
A Copa ocorreu nos dias 4, 5 e 6 deste mês, no Ginásio de Esporte Laranjão. Cinco atletas da academia Alfa e Ômega subiram ao pódio representando Laranjeiras. Conforme o Sensei, Adrian Eduardo Duarte, o evento foi um momento de destaque e representação. “Foi uma experiência maravilhosa, em especial poder representar a modalidade Kickboxing e principalmente poder representar minha amada cidade Laranjeiras do Sul. Trazendo bons resultados e podendo ter o aproveitamento de 100%, já que todos conseguiram pódio”, ressalta Adrian.
Como o Sensei diz, os cinco competidores da academia subiram ao pódio. “Aproveitou para agradecer a oportunidade que o secretário de esportes Rafael nos deu, e também ao prefeito Berto Silva, que sempre está colaborando com o esporte na cidade. Parabenizo também a minha equipe da Alfa e Ômega Laranjeiras, pelo ótimo resultado que tiveram”, finaliza Adrian.
Fomento a outras modalidades
Nesta semana o secretário Rafael se reuniu com o prefeito Berto Silva para debater sobre novos incentivos a outros esportes na cidade. “Os investimentos começaram em 2019, e até hoje fazemos esse repasse para as associações esportivas que recebem os recursos através de chamamentos públicos. As pessoas que dominam outras modalidades, e que se interessar em ensinar jovens, podem se candidatar para iniciarmos um novo projeto”, explica Rafael.