Massa de ar polar histórica chega ao sul na próxima semana

Temperaturas atingirão sensações térmicas de -2º

As temperaturas irão cair a partir da próxima segunda-feira (16). O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) informou que uma grande massa de ar polar está vindo em direção ao país. Até mesmo as regiões mais ao norte do país sentirão a ‘erupção polar’, nome que a massa tem levado na internet, mesmo que inexistente nos termos meteorológicos.

O Inmet aponta que essa queda persista entre 16 e 20 de maio, mês do outono e mudanças climáticas. Temperaturas máximas de 15º e mínimas de 0º com sensações térmicas entre 10º e -3º. Estatísticas mostram que este declínio acentuado é abaixo da média que se espera para o período.

Riscos de geada no Sul, Sudeste e também friagem no Centro-Oeste. Há também pequena possibilidade de neve nas serras gaúcha e catarinense.

De acordo com o meteorologista Humberto Barbosa, professor do Instituto de Ciências Atmosféricas da Ufal (Universidade Federal de Alagoas) e coordenador do Lapis (Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites) todos os modelos de previsão atmosférica têm “captado” que as temperaturas vão estar mais baixas na próxima semana. Mas sempre há algum nível de incerteza sobre os eventos mais extremos com vários dias de antecedência.

Segundo as previsões, os fatores que trarão este frio atípico devem ir perdendo força entre 21 e 22 de maio, momento em que as temperaturas devem voltar ao que costumam ser em maio.

Barbosa também afirma que esta mudança climática tem a ver com La Ninã, fenômeno que ocorre quando há resfriamento das águas da região central do oceano pacífico por pelo menos três meses consecutivos o que não é novidade já que ele tem estado presente nos últimos dois anos.

“O fenômeno deixa a atmosfera um pouco mais fria, então cria uma condição favorável para que as temperaturas despenquem com a entrada de uma frente fria”, conclui Barbosa.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail