Rio Bonito: secretaria de Educação realiza assembleia sobre nova aplicação do Fundeb

Esteve também na assembleia o prefeito Sezar Augusto Bovino, que parabenizou os professores por se fazerem presentes

Nesta terça-feira (11), a secretaria de Educação de Rio Bonito promoveu uma assembleia com os professores, com a finalidade de discutir, refletir, e explanar sobre a composição e aplicação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) analisando diferentes realidades aplicadas nas demais esferas. Na ocasião, abordou-se também, a atualização do piso salarial, a lei atual vincula o reajuste dos ganhos mínimos dos professores à variação do valor por aluno anual do Fundeb, principal mecanismo de financiamento da educação básica. Com base nesse critério, vigente desde 2008, a atualização para 2022 fica em 33,2%, passando dos atuais R$ 2,8 mil para R$ 3,8mil. Esse é o valor mínimo que deve ser pago aos professores do magistério público da educação básica, em início de carreira, para a jornada de, no máximo, 40 horas semanais nas esferas federais, estaduais e municipais. Cabe a cada município, definir o valor a ser aplicado, de acordo com o seu orçamento.

A secretária de Educação, professora Eliane Dal Castel, ressaltou que a participação dos professores é fundamental na construção dos critérios de distribuição a ser aplicado  no plano de cargos e salários da rede municipal e também na elaboração de um planejamento com sustentabilidade financeira.

Esteve também na assembleia o prefeito Sezar Augusto Bovino, que parabenizou os professores por se fazerem presentes e deixou bem claro que dá total apoio às decisões dos professores, pediu discernimento ao grupo e que não esqueçam do critério da justiça  na distribuição do recurso entre todos que compõem o Fundeb.

A assembleia foi composta com um número expressivo de professores que escolheram representantes entre si para a formação de um grupo de estudos para reformular o plano de cargos e salários dos profissionais da Educação,  e consequentemente definir a forma de aplicação na tabela.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail