Nossa Senhora: Laranjeiras não terá festa

Devido ao novo coronavírus, o Santuário Nacional não irá realizar evento, a fim de evitar aglomerações

No próximo dia 12 o Brasil estará em festa, com a celebração de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da nação. Embora esteja aberto e seguindo as recomendações sanitárias, o Santuário de Aparecida, no interior de São Paulo, não fará celebrações presenciais no dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora da Aparecida. Devido ao novo coronavírus, o local optou por realizar eventos remotos, a fim de evitar aglomerações.
Fiéis de toda a região passam todos os anos pelo Santuário de Aparecida em Laranjeiras do Sul, para homenagear a Mãe de Jesus, com o título que marcou a história do nosso país. Neste ano devido a pandemia do novo coronavírus, não haverá a famosa festa, e churrasco na cidade. A programação religiosa já teve início no dia 30 de setembro, com a missa de envio das equipes de trabalho das comunidades. Na última quinta-feira, aconteceu o terço luminoso com responsabilidade da Pastoral Familiar, ontem (02) aconteceu a noite de louvor com a pregadora Neide, com responsabilidade da Renovação Carismática Católica (RCC).

Programação das missas
No dia da Padroeira do Brasil, haverá missas no Santuário em três horários: as 7, 10 e 15 horas.

Novena
A novena se inicia hoje (3) e termina no próximo domingo (11), dia que antecede a Festa da Padroeira do Brasil. Confira a programação:

Data Horário Responsáveis   Benção Instituições convidadas    
03/out 19 horas Pastoral Familiar   Famílias Lions e Leo Clube    
04/out 9 horas Pastoral do batismo   Mães e gestantes Associação os Professores – APP    
05/out 19 horas Jornada Jovem   Jovens e Adolescentes Escoteiros    
06/out 19 horas RCC   Agricultores  CTG Estância do Iguaçu    
07/out 19 horas Lareira   Comerciantes Acils e Conselho da Mulher Empresária    
08/out 19 horas Leigos Xaverianos   Motoristas Rotary e Interact    
09/out 19 horas Folcolares   Doentes e Profissionais da Saúde Secretaria de Saúde (outubro rosa)    
10/out 19 horas Catequeses   Crianças Muladeiros    
11/out 9 horas Irmãs Vicentinas   Professores e funcionários públicos Colégio Santa Ana    
               

 

Padroeira
O Dia de Nossa Senhora Aparecida é comemorado em 12 de outubro e é considerado feriado nacional no Brasil. Esta é a data que homenageia a padroeira do país, que também é um dos principais santos do catolicismo.
O Dia de Nossa Senhora Aparecida foi oficialmente instituído a partir do decreto de Lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980.
O dia 12 de outubro foi escolhido para o feriado, pois a data já abrigava outros fatos importantes, como a chegada de Cristóvão Colombo às Américas, em 12 de outubro de 1942, e no ano de 1822, no mesmo dia, após a independência do Brasil, a nação ganhou seu primeiro imperador, Dom Pedro I.

Programação Nacional
Pela primeira vez, as celebrações da novena e do dia 12 de outubro serão transmitidas pela internet, e os fiéis não poderão acompanhá-las presencialmente. Procissões, vigílias, carreata e passeio ciclístico foram cancelados. Os tradicionais shows também não irão acontecer neste ano.
No dia 12 de outubro, as missas acontecem às 7, 9, 12 e 18 horas. Nesse ano, as missas vão acontecer nas duas basílicas, mas o público poderá acompanhar apenas pela internet ou meios de comunicação do Santuário.
O Santuário estará aberto à visitação das 5 horas às 17 horas, durante a novena (3 a 11), e das 12 horas às 17 horas, no dia 12. Durante o período, na Tribuna Papa Bento XVI, serão realizadas as celebrações das bênçãos aos fiéis.