Nota de esclarecimento – Delegacia de Laranjeiras do Sul

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) esclarece que não existe pretensão de fechar ou transferir presos custodiados na Cadeia Pública

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) esclarece que não existe pretensão de fechar ou transferir presos custodiados na Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul, conforme veiculam alguns sites de notícia. 
Esclarecemos ainda que, a cadeia de Laranjeiras do Sul faz parte das carceragens sob gestão plena do Depen desde 2018, sendo considerada uma unidade de médio porte, inserida em uma região geográfica estratégica e, que possui projetos de ressocialização já consolidados. 
O decreto governamental de nº 6081, publicado nesta quinta-feira (05/11), que autoriza a transferência de gestão de 41 carceragens temporárias das delegacias para o Depen e o fechamento definitivo das carceragens de 15 municípios, sequer cita o município de Laranjeiras do Sul em seu texto.
De acordo com o decreto, serão fechadas as carceragens das unidades de Catanduvas, Cruzeiro do Oeste, Curiúva, Formosa do Oeste, Terra Rica, Imbituva, Iretama, Piraí do Sul, Ribeirão Claro, Santa Fé, São Jerônimo da Serra, São Miguel do Iguaçu, Ubiratã, Santa Helena e Matelândia.
Os presos das quatro últimas localidades serão transferidos para a Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu, na região Oeste, assim que a obra estiver finalizada. De acordo com a Paraná Edificações, a nova ala está 99% concluída. Restam apenas a vistoria final do Corpo de Bombeiros, conexão com a rede elétrica e finalização da parte documental.