Novos caminhos para a educação em Laranjeiras: veja quais as novidades para este ano

Berto Silva confirmou a contratação de mais profissionais, a sequência da licitação que garantirá notebooks nas escolas e falou sobre as inscrições no projeto Tecnológico

Nesta segunda-feira (13), o prefeito Berto Silva reuniu-se com a secretária de Educação, Maria Luiza para discutir os próximos passos das atividades escolares em Laranjeiras do Sul. Foram confirmados na discussão a autorização de contratação de quatorze novos professores, dois profissionais de serviços gerais e mais sessenta estagiários, que serão chamados gradativamente.

“Os servidores que serão contratados para secretaria de Educação são de carreira, portanto, são chamados em concurso público. A contratação de mais estagiários objetiva reforçar o time de educação neste retorno presencial responsável e gradativo. Esperamos que o retorno ocorra também com os ‘pequeninos’ de berçário”, explicou o prefeito.

Esse retorno promoverá geração de emprego, de conhecimento e oportunidade. Recentemente, voltaram as atividades crianças acima de três anos. O retorno de aulas para crianças acima de dois anos e as de berçário, que conta com bebês de zero a dois anos de idade, ainda não foi anunciado.

Notebooks nas escolas e Projeto Laranjeiras Tecnológico

No encontro, discutiu-se também a continuidade de dois projetos de adaptação ao mundo tecnológico em Laranjeiras do Sul: o processo de licitação para a compra de notebooks, iniciado em maio deste ano; e o projeto Laranjeiras Tecnológico, iniciado em agosto.

“A compra dos computadores deve ocorrer ainda este mês, especificamente no dia 28. Portanto, a digitalização nas escolas já é uma realidade e acontecerá ainda este ano. Vale lembrar também que já possuímos 200 inscrições no projeto Laranjeiras Tecnológica, mas queremos mais para uma melhor oportunidade de seleção”, ressaltou Berto.

Sobre a digitalização nas escolas, Maria Luzia explicou de que forma os equipamentos serão distribuídos.  “Será em forma de gabinetes, onde em cada conterá 36. As escolas maiores receberão dois deles e, as menores, um.  Eles funcionarão um laboratório móvel, onde os notebooks carregam ao mesmo tempo. Ao invés dos alunos se locomoverem até alguma sala, os professores é quem transitarão com os notebooks”.

Já o projeto Tecnológico, realizado em parceria com a empresa Viasoft, continuará com inscrições abertas até 18 de setembro. O processo de seleção dos inscritos começa em 21 de setembro. Dia 5 de outubro, ocorrerá a divulgação dos classificados. O curso terá início no dia seguinte – 6 de outubro.

“Vale relembrar que trata-se de um projeto engajador de qualificação e empregabilidade para jovens e adultos. Na prática, serão abertas 60 vagas para pessoas com 17 anos ou mais, residentes em Laranjeiras e com, no mínimo, o ensino médio completo. Os cursos de capacitação serão custeados pela prefeitura, e os beneficiados receberão bolsa de R$ 800 mensais”, concluiu Berto.

Confira o vídeo postado nas redes pelo prefeito de Laranjeiras: