NRE de Laranjeiras enviará 27 alunos para intercâmbio cultural

Todas as cidades do núcleo contam com beneficiados. “Para nós é uma alegria imensa. Esse programa é um agrado do Estado e serve como incentivo aos estudantes”, afirma diretora Adriane Schio

O mundo contemporâneo é marcado por uma interconexão global sem precedentes, onde as fronteiras físicas parecem inexistir diante da influência constante da tecnologia e da comunicação instantânea.

Desta maneira, o intercâmbio cultural surge como um catalisador para a compreensão mútua e a quebra de barreiras entre nações e indivíduos. Mais do que uma simples jornada geográfica, o intercâmbio cultural é uma jornada de autodescoberta, empatia e enriquecimento pessoal.

Mais interessante ainda é fornecer esta oportunidade única àqueles que se destacam em algum âmbito. E é nisto que se baseia o ‘Ganhando o Mundo’, que neste ano enviará mil alunos da rede estadual de ensino para fora do país. Destes, 27 são do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras.

Ganhando o Mundo

O programa foi criado oficialmente em novembro de 2019. Mas a primeira edição só ocorreu em 2022, quando 100 alunos foram contemplados.

Conforme a responsável pelo programa em Laranjeiras, Simone Gomes, desta vez as mil vagas foram distribuídas para cinco países. “O intercâmbio terá a duração de um semestre letivo do país de destino, com embarque em 2024. A nota de classificação considerou três itens: a nota obtida pelo estudante na Prova Paraná Mais, o número de certificados obtidos pelo estudante na plataforma Inglês Paraná e os certificados de participação como Aluno Monitor na escola em que o estudante estiver matriculado. Além das notas e frequência na escola”, explica.

O intuito do intercâmbio é possibilitar a ampliação do repertório cultural e acadêmico dos estudantes, permitindo sua vivência e experiência na realidade de outros países. Além de consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública do Paraná, potencializar o desenvolvimento da autonomia e aperfeiçoar o domínio da língua inglesa.

Custos

As despesas relacionadas ao programa são todas cobertas pelo governo do Estado. Isso inclui: alimentação; hospedagem; transporte; emissão de vistos e passaportes; passagens aéreas e terrestres; exames médicos; vacinas; seguro-viagem e saúde; taxa de matrícula; mensalidade da escola no exterior; material didático; uniforme e tradução juramentada da documentação escolar. Além disso, os alunos recebem um auxílio mensal de R$ 800 para suas necessidades durante o período do programa.

Nesta terceira edição do intercâmbio para países de língua inglesa, foram mais de 12 mil estudantes inscritos da 1ª série do ensino médio de todos os 399 municípios. Após as fases de homologação das inscrições, classificação provisória e final, a convocação tem representantes de 344 cidades do Paraná. Além das vagas reservadas para esses municípios, outras 100 são destinadas a estudantes inscritos no Bolsa Família.

NRE Laranjeiras do Sul

Recentemente foram divulgados os aprovados no intercâmbio e o NRE de Laranjeiras só tem a comemorar, pois todas as cidades tiveram alunos aprovados para a experiência.

No total o NRE teve a aprovação de 27 alunos para o programa. Todas as cidades tiveram contemplados: Cantagalo (4); Diamante do Sul (1); Espigão Alto do Iguaçu (1); Laranjeiras do Sul (5); Marquinho (1); Nova Laranjeiras (2); Porto Barreiro (1); Quedas do Iguaçu (5); Rio Bonito do Iguaçu (6) e Virmond (1).

Conforme a diretora do NRE, Adriane Almeida, o programa é motivo de muita alegria. “Tenho que parabenizar o governador Ratinho Jr. O Ganhando o Mundo é um programa fantástico! Ele abrange todos os alunos da escola pública e estadual. Antigamente não imaginávamos essa possibilidade, e agora todos tem essa oportunidade, se igualaram os patamares, basta querer, estudar e ser frequente na escola”, enfatiza.

Ela explica que nas duas outras edições o núcleo já enviou estudantes. “Recentemente eu estava conversando com a mãe de um aluno que foi, e comentávamos como eles voltam diferentes, com uma visão ampliada sobre o mundo. Muitos acham que após o intercâmbio o estudante vai começar a desvalorizar a própria cidade, ou país. Mas o que aconteceu foi o contrário, ouvi de muitos que depois da experiência eles começaram a dar mais valor para o que tem aqui, o que é da nossa terra”, ressalta Adriane.

Para onde vão?

Embora ansiosos para saber o destino, a decisão só será feita após todo o processo de seleção, como cita Simone. “São cinco países para o High School, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia. Após finalizado o processo de convocação, começarão os cursos de inglês com as alunos e posteriormente a escolha dos países. Ainda tem o processo de conversar com as famílias, tanto as que estão aqui, quanto as que vão receber os alunos lá”, explica.

Confira na tabela abaixo os alunos aprovados do NRE de Laranjeiras: