Posses dos eleitos terão público restrito

Em Cantagalo, Laranjeiras do Sul, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond, as solenidades terão a presença apenas de convidados. Haverá transmissão via internet

De quatro em quatro anos, o 1º de janeiro é diferente para a classe política dos municípios. Nesta data, costumeiramente, prefeitos e vereadores participam da solenidade de posse. Só que o primeiro dia de 2021 será ainda mais peculiar, pois, assim como todas as atividades envolvendo reunião de pessoas, as posses serão mais contidas, em razão da pandemia. 
Em Virmond, por exemplo, o prefeito Neimar Granoski será condecorado para o início de seu 2º mandato a partir das 19 horas, no Auditório Municipal. Apenas um número reduzido de convidados poderão presenciar o evento. A população virmondense poderá acompanhar a posse através de uma transmissão ao vivo na internet. 
Às 9 horas, cedinho, acontecerá a posse de Vanderlei Wolff e Clacir Tosatti, prefeito e vice, respectivamente, além dos nove vereadores eleitos de Porto Barreiro. O Centro Comunitário da Igreja Matriz de Porto Barreiro será o palco.

Ademir Fagundes passará o cargo de prefeito de Rio Bonito do Iguaçu para Sezar Bovino às 10 horas, no Centro Cultural do município. De acordo com Bovino, o Ministério Público enviou um ofício orientando quanto às medidas de prevenção à covid-19, que deverão ser seguidas no evento. Apenas quem tiver convite poderá ver a posse de perto. 

A Câmara de Vereadores de Cantagalo será o palanque de empossamento dos vereadores, do vice e do prefeito João Konjunski, a partir das 9h30. 


Laranjeiras do Sul 

O atual presidente da Câmara de Vereadores do município, Carlos Alberto Machado, o ‘Magrão’, deverá passar o cargo para Valeide Scarpari, eleita com o maior número de votos. Ela então se encarregará de marcar a eleição para definir a mesa diretora da Casa para os dois primeiros anos de mandato. A princípio, isso deve acontecer no dia 5 de janeiro, mas a data pode ser alterada. Valeide será responsável por empossar Berto Silva ao 4º mandato como prefeito de Laranjeiras do Sul. Na cidade, a cerimônia começará às 10 horas, no Cine Teatro Iguassu e apenas convidados poderão assisti-la. Haverá transmissão na internet. 

Em todas as solenidades é obrigatório o uso de máscara, a higienização das mãos com álcool em gel, além de respeitar o distanciamento social.