“Precisamos tornar o cidadão inteligente, para escolher os melhores representantes”

O Correio do Povo iniciou ontem (26) as entrevistas com os cinco candidatos a prefeito de Laranjeiras do Sul. Como já adiantado na última semana, Alex Schroeder, o Alex da Farmácia, foi quem abriu a programação.
Alex está na coligação ‘Uma Cidade Com Oportunidade Para Todos’, com os partidos  Republicanos/Progressistas. O candidato a vice é o empresário João Klossoski. Nascido e criado em Laranjeiras do Sul, é filho de um operador de máquinas e de uma professora. Formou-se me em Gestão Pública e atua no ramo de farmácia. É casado com a Sandra, pai de Ana Beatriz de 15 anos e  Murilo de 7 anos. Em 2016, foi eleito vereador para seu primeiro mandato, com 437 votos.
Confira os principais tópicos da entrevista com perguntas elaboradas de acordo com propostas do plano de governo do candidato, questões enviadas por entidades e também por (e)leitores.


Por que quer ser eleito?
Alex declara que viu muita injustiça no setor público e isso o motivou. “Como vereador pude presenciar muitas coisas erradas. Fiz denúncias no Ministério Público, mas infelizmente as respostas podem demorar anos pra chegar. Mas como vereador posso afirmar que fiz o meu papel, fiscalizei. E isso me deu todo o conhecimento de gestão pública que tenho hoje”, diz.
Ele afirma que que quer ser prefeito para trazer dignidade e sociedade igualitária, com direitos iguais para todos, sem privilegiar ninguém com cargos. Dar dignidade aos servidores públicos, dando poder para as pessoas decidirem o que querem fazer com os recursos públicos.
“Políticas públicas se faz com a sociedade e trazendo os quatro agentes da inovação: setor público, setor privado, universidade e população. Se conseguirmos unir esses quatro setores na tomada de decisões teremos uma Laranjeiras muito boa”, enaltece.

 


Atuação na Câmara
Quanto sua atuação na Câmara, Alex lembra que no primeiro ano fez mais de 200 indicações e no último nenhum. Isso porque, segundo ele, muitas das coisas indicadas não foram atendidas. “Uma lâmpada apagada, um buraco na estrada. E isso vai causando um desgaste. A partir do segundo resolvi atuar mais como fiscalizador, visitando comunidades, participando de audiências públicas, visitando secretarias, escolas, unidades de saúde, entre outros, para conhecer a realidade do município”, destaca.
Ele lembra que uma de suas indicações é sobre a instalação de eliminador de ar nos registros de água. Porém, ressalta que não está em uso na cidade.
O candidato relata sobre a conquista de um aparelho de ecografia conquistado junto ao deputado Alexandro Amaro. Destaca ainda que há o compromisso do deputado também com um aparelho de ressonância magnética, para o próximo ano. Ele citou ainda outras conquistas em parceria com deputados.
“Infelizmente a população ainda não entende qual o real papel do vereador, que é fiscalizar o setor público e tentar contribuir com a sociedade. Ainda tem na mentalidade que vereador faz ruas, que está à disposição para pagar algo para eles. Precisamos tornar o cidadão inteligente, para escolher os melhores representantes”, declara.


Projetos
A presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Marilda Brondani, questionou sobre o reajuste salarial dos servidores, bem como a revisão do plano de carreira destes.
Segundo Alex, já há uma revisão do plano de carreira dos servidores de saúde, e já foi feito pedido para que seja feito também da assistência social.
Quanto ao reajuste salarial, ele cita que buscará aumentar a remuneração base de alguns servidores como merendeira, auxiliar de serviços gerais. Para que não haja um inchaço na folha de pagamento, a coligação estuda diminuir secretarias, e outros cargos com gratificação.
No plano de governo, Alex citou que pretende criar clínicas itinerantes e promoção de campanhas itinerantes de atenção primária. “Como trabalho na área de saúde, sempre fiz pós-venda, visitando a pessoa que comprou remédio, para ver se fez efeito, fazendo aferição de diabetes, pressão. Pois assim, tenho o histórico do paciente. Essas clínicas itinerantes eram feitas antigamente pela secretaria de Saúde do município, quando eram feitas reuniões para distribuir medicamentos. E é isso que queremos fazer, levar saúde às comunidades. Fazer campanhas como as da vacina”, explica.


Emprego e renda
O (e)leitor Diego Muzyka questionou “qual a proposta para gerar mais empregos na nossa cidade?”.
“Se eu falar que vou gerar muito empregos em Laranjeiras, talvez eu faça uma promessa falsa. A vontade de trazer empregos e fomentar a economia local é enorme. Sempre vi famílias se mudando por falta de emprego. Sempre preservei os empregos”, declara Alex.
Ele e o vice João Klossoski pretendem fomentar a agricultura, pois o agro é o setor que mais cresce no Brasil. “A nossa região e economia local giram em torno do agro. Hoje temos um empresa de abatimento de suínos em Laranjeiras. Então buscaremos fomentar o comércio de suínos, trazer barracões para as comunidades e esses locais precisarão de gente para trabalhar. Será o inverso. Ao invés de as pessoas saírem do interior para trabalhar na cidade, as pessoas da cidade trabalharão no interior”, afirma.


Creche do vovô
Conforme Alex, em sua campanha como vereador defendeu e inclusive fez uma indicação para o governo quanto a criação da creche do vovô. “Para atender os idosos que ficam em casa desamparadas, que não tem filho, ou que até tenham filhos, mas que por algum motivo não podem cuidar e não dão atenção especial para os seus pais. Como eu trabalhei muito com as pessoas idosas verificando a pressão, fazendo visitas, eu via a quantidade de remédios errados que eles tomavam sozinhos e agravavam sua saúde por isso. Inclusive fiz uma moção de aplausos para o asilo, que tem um projeto muito bom, através das psicólogas e médicos que tem feito as visitas. Acredito que se aumentarmos a parceria com o asilo vai fomentar esse setor dos idosos”, explica.
De acordo com o candidato a creche do vovô vai funcionar assim: o idoso vai até esse lugar no qual vai ser a creche e lá ele vai ser atendido com refeições, medicação, jogos e diversões, com exercícios. “Queremos tratar nossos idosos com muito amparo e carinho através dessas parcerias”.


Educação
No plano de governo, Alex cita “criar um projeto piloto de transformar escola municipal de ensino em escola integral”. Sobre isso, ele fala com muita propriedade, pois sua mãe e também a irmã são professoras e o trabalho dele de conclusão de curso da gestão pública foi a educação integral. “Vamos fazer um Cadastro Técnico Multifinalitário que vai nos dar todos os dados de Laranjeiras do Sul. Quanto cada família ganha, quantas crianças temos no município, quantas pessoas idosas, os terrenos de Laranjeiras do Sul, quantas pessoas tem casa e quantas não tem. Através de dados é você consegue trazer uma política pública de qualidade. A mãe que não precisa usa o serviço e a mãe que precisa não é atendida. Então é isso que a gente precisa trazer na educação integral”.
Segundo ele, o projeto também vai gerar empregos para professores. “A educação integral vai funcionar se ela for da forma que é para ser. A criança vai estudar na parte da manhã e na parte da tarde tem que praticar exercício, fazer oficina de teatro, balé. O governo federal lançou o programa mais educação que vem ao encontro da educação integral, mas muita vezes o contra turno da escola não está sendo utilizado da forma que é pra ser. Vamos gerar emprego para as pessoas, vamos trazer alimentação de qualidade para as crianças que vão fazer em torno de 5 refeições por dia”, aponta.


Agricultura
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Brugnara, perguntou sobre a agroindustrialização e o aumento dos produtos da agricultura familiar na merenda escolar.
Quanto a esse questionamento, ele conta que a coligação fará um projeto para instalar agroindústrias nas comunidades, para fazer o leite pasteurizado, o iogurte, a ricota.
“O preço final vai dobrar o valor. Podemos fazer isso na carne suína e bovina”, acredita.
Já sobre a merenda escolar ele afirma que se a lei permitir, a intenção é sim comprar 100% da  merenda escolar orgânica dos produtores rurais. “Queremos fazer os laranjeirenses consumir o nosso produto. Só vamos conseguir aumentar nosso PIB, fortalecendo a nossa economia”, complementa.
Considerando que Laranjeiras do Sul é uma cidade em desenvolvimento, porém, com IDH baixo comparado a outros municípios de mesmo porte, Alex é enfático ao dizer que município está numa região deficiente. “Vamos criar políticas públicas que atendam a necessidade da população. Por isso os dados são importantes. Temos que ajudar quem realmente precisa. Temos que monitorar os dados. E podemos fazer isso através dos agentes de saúde”.

 


Cultura
Sobre o setor cultural, o candidato diz que pretende continuar com festivais de música e valorizar os artistas locais. Pretende, junto ao vice, criar evento gastronômico, criar eventos com cultura e comidas típicas de países, valorizar mais o Cine Teatro. “Vamos criar a secretaria de Cultura para captar recursos”, aponta.


Segurança
Em vídeo enviado, a representante do Conselho de Segurança e do Cuca, Jakeline Buratti, questiona  sobre quais os problemas mais sérios encontrados pelo candidato no município e como pretende solucioná-los?
Alex responde dizendo que possui um projeto na área de segurança que são os postes inteligentes com câmeras, com captação solar e sensor de presença. “Isso vai inibir a violência. Pois as imagens serão monitoradas. Vamos buscar parcerias com deputados para veículos e armamentos para a nossa polícia”, promete.


Por que votar no Alex?
“O povo tem buscado renovação. E em mim encontram renovação e honestidade. Sou uma pessoa que busca sabedoria e entendimento. Sei dialogar e ouvir a população. E sei assumir quando erro. A prefeitura vai ser aberta à população. Vamos devolver o poder de decisão para o povo. Queremos tornar nosso cidadão inteligente. Vamos ter transparência em todos os atos municipais. O cidadão vai saber onde o imposto está sendo investido”, completa.

Confira a entrevista em vídeo na íntegra em nossa página no facebook Correio do Povo do Paraná ou no canal do Youtube TV Correio Digital.