Quem pode votar pela implantação do colégio militar?

Os 215 colégios estaduais indicados para receberem a implantação dos colégios militares estão realizando hoje e amanhã (27 e 28)

Os 215 colégios estaduais indicados para receberem a implantação dos colégios militares estão realizando hoje e amanhã (27 e 28) as consultas públicas, desde às 8 até as 20 horas.

Na região da Cantuquiriguaçu, foram indicadas cinco instituições, sendo: Érico Veríssimo, em Laranjeiras do Sul; Vila John Kennedy, em Quedas do Iguaçu; Michel Reydams, em Reserva do Iguaçu; Dr João Ferreira Neves, de Catanduvas e Santo Antonio, em Pinhão.

Votações

Estão sob consulta da comunidade colégios em regiões com alto índice de vulnerabilidade social, baixos índices de fluxo e rendimento escolar e sem oferta de ensino noturno, conforme a legislação aprovada pela Assembleia Legislativa. A consulta será em formato de referendo, cabendo à população dizer sim ou não ao modelo na escola em questão.

Quem pode votar?

Fazem parte da comunidade escolar professores, funcionários e pais de alunos matriculados na instituição. Caso o estudante seja maior de idade (18 anos), o próprio participa da consulta.

Como votar?

É preciso levar um documento pessoal para votar e pais ou responsáveis votam de acordo com o número de matriculados sob sua tutela na escola, ou seja, uma mãe com três filhos pode votar até três vezes. É recomendável que cada pessoa leve sua própria caneta para registrar sua assinatura.

Resultado

Para ter validade, mais de 50% das pessoas aptas devem participar da consulta. Se uma comunidade escolar for formada por 500 pessoas, é necessário um quórum de pelos menos 251 pessoas. Para migrar ao modelo cívico-militar basta a aceitação de maioria simples dos votantes da escola, ou seja, 50% e mais um voto do total. O resultado de todas as consultas deve sair até quinta-feira (29).