Prefeitura de Laranjeiras do Sul distribui óculos à população carente

A iniciativa é possível através do Programa Olho Vivo

Ter um atendimento oftalmológico de qualidade e ainda escolher a armação dos óculos também é possível para os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) em Laranjeiras do Sul, através do Programa Olho Vivo, da Secretaria de Saúde.
Na tarde da última terça-feira (5), o prefeito reeleito Berto Silva, juntamente com o seu vice Scarpari, fez a entrega de mais 35 óculos do Programa.


O programa
A iniciativa oferece à população maior qualidade no tratamento oftalmológico que já contemplou muitos pacientes beneficiados com o programa, entre adultos e crianças, receberam seus óculos gratuitamente.
Para participar os pacientes passam por consultas com médicos oftalmologistas cadastrados pelo SUS. Com a receita das lentes em mãos, comparecem até a ótica fornecedora do material para escolher o modelo da sua preferência, como se estivesse comprando o produto com seus próprios recursos. 
Os valores dos óculos fornecidos pelo programa oscilam de R$ 195 a R$ 224, dependendo da intensidade de grau das lentes prescritas pelo médico.


Cadastro
Para participar do Programa Municipal é necessário ter o cadastro atualizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima à residência, solicitar uma consulta com um oftalmologista da rede pública de saúde e possuir a receita médica. Posteriormente o paciente deverá comparecer à Secretaria de Saúde portando a receita médica, documentos pessoais (RG e CPF), cartão SUS e comprovante de residência.