Professor dá dicas valiosas para a reta final do ENEM

O Doutor em letras Pablo Jamilk, realiza um trabalho revolucionário voltado ao ensino de Língua Portuguesa através da internet.

 No dia 17 de janeiro, acontece a primeira prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), com a proximidade da data, é comum ver os alunos buscando soluções milagrosas para obter êxito na última hora. Bem, todo mundo sabe que não existe uma poção mágica para você conseguir se sair bem na prova, entretanto é possível tomar algumas providências que, certamente, direcionarão o candidato a um resultado melhor.
O Doutor em letras Pablo Jamilk, lista 5 dicas que irão ajudar os candidatos ao ENEM a se concentrarem para os dias de provas.


Revise rapidamente os tópicos mais importantes até o dia da prova
Em Linguagens e suas tecnologias, por exemplo, é fundamental relembrar conteúdos como as figuras de linguagem, a periodização literária, a variação linguística e as funções da linguagem, porque são tópicos altamente incidentes em todas as edições do ENEM. Cai muito bem, nesse momento, você maratonar aquelas aulas que encontra no YouTube de maneira leve e descontraída. Recomendo o meu canal, que possui aulas sobre todos esses assuntos, inclusive uma revisão poderosa sobre os períodos literários 


Não se deixe tomar pela tensão e pela ansiedade
Muitos alunos meus pedem sugestões para que possam se livrar da tensão pré-prova. Eu recomendo dois rituais que funcionam bem para qualquer pessoa: o primeiro consiste em praticar um tempo de meditação apenas para se concentrar no tempo presente. Não é difícil, não precisa de nenhum mantra, basta se sentar confortavelmente ou fazer uma caminhada leve, enquanto tenta limpar seus pensamentos, concentrando-se nos objetos ao seu redor ou nos sons que está ouvindo do ambiente. O segundo é desligar-se da tensão assistindo a um filme ou a uma série que possam massagear sua mente sem mergulhar você em pensamentos de ansiedade. Conversar com amigos e familiares também ajuda muito para se desligar dessa tensão.


Evite as armadilhas que prometem “ajudar” você
Não invente de se jogar em “aulões” mágicos com uma carga gigantesca de conteúdo cuspido em velocidade acelerada. Isso apenas fará você se lembrar de que esqueceu muita coisa. Apesar de parecer engraçado, já vi muito aluno entrar em desespero, porque o professor está falando sobre coisas de que o aluno já não se lembra mais. Ouça suas músicas favoritas, seu podcast, até o blá blá blá das pessoas em rodas de amigos, mas não jogue mais pressão sobre seus ombros.


Alimente-se bem e hidrate-se bem nos dias que antecedem o exame
Não é apenas a sua saúde mental que deve estar em forma para a prova. Seu corpo também deve estar preparado. Mantenha uma dieta balanceada, sem descontar na comida a sua ansiedade. Beba bastante líquido, pois isso ajudará seu cérebro a funcionar corretamente. Adote um regime adequado de sono, porque é a chave para manter a mente tinindo para relembrar as estratégias de conteúdo que serão usadas durante a prova.


Leia apenas os seus resumos, não pegue o material de outra pessoa
Se você tiver feito resumos ao longo do ano, este é o momento de reler. Isso ajuda a reativas as sinapses empregadas no momento da confecção do resumo. É o que exercitará sua memória de longo prazo. Não pegue o resumo do seu colega, pois ele não usou a mesma lógica que você empregou na hora de escrever o seu material. Tente não acrescentar material novo para a reta final. Mantenha a confiança, não se cobre aprovação, cobre-se preparação – porque isso é possível mensurar.
 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail