Prefeitura de Laranjeiras entrega kits de EPIs para agentes de endemias

As cidades da Cantu têm intensificado o combate ao mosquito da dengue

A prefeitura de Laranjeiras realizou nesta semana a entrega de equipamentos aos agentes de endemias: uniformes, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), tablets e um drone, o qual será providencial para coibir os descasos relacionados ao combate do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

“Estou muito feliz em promover o bem-estar a esta categoria, que não poupa esforços para assistir a população na maior crise sanitária da nossa história”, afirma o prefeito Berto Silva.

Muitas cidades da Cantu têm feito campanhas de conscientização para combater os focos do mosquito Aedes aegypti, isso porque, o mosquito se prolifera em qualquer recipiente com água acumulada, especialmente em áreas residenciais.

Locais de proliferação

Os locais mais propícios são potes de água de animais, depósito de água das geladeiras, vasos de plantas, caixas d’água, pneus e até mesmo em pedaços de plástico jogados no quintal. Por este motivo, a prefeitura mantém a parceria com entidades, associações e clubes de serviços do município, e intensifica as ações de conscientização e educação da população.

“É importante a participação de toda população na eliminação do mosquito transmissor da dengue, uma vez que ele prefere criadouros encontrados dentro de casa, como vasos, pratinhos e caixa de água mal vedada. A dengue é uma doença que deve ser combatida por todos diariamente, uma vez que o mosquito transmissor se prolifera muito rápido neste período de chuvas e calor” ressalta o vice-prefeito Valdecir Scarpari

Tipos de vírus da dengue

Há quatro tipos de vírus da dengue: Den-1, Den-2, Den-3 e Den-4. Eles pertencem à família Flaviridae e são vírus que só contêm RNA. Eles são da mesma família do vírus que causa a febre amarela, e tanto a dengue quanto a febre amarela são transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti.

Tratamento

O tratamento para a dengue tem como objetivo aliviar os sintomas, como febre e dores no corpo, e normalmente é feito com o uso de paracetamol ou dipirona, por exemplo. Além disso, é importante manter a hidratação e ficar em repouso para facilitar o combate ao vírus pelo organismo.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail